- Distribuição de alimentos em Belo Horizonte (Pedro Vilela/Getty Images)

Taxa de desemprego mantém recorde de 14,7%, segundo IBGE

Segundo estatísticas, entre fevereiro e abril de 2021, o número de desempregados totalizou 14,8 milhões de pessoas

Redação Publicado em 30/06/2021, às 13h00

A pandemia de Covid-19 teve um grande impacto no mercado de trabalho, e a taxa de desemprego no Brasil permanece no nível recorde de 14,7%. Segundo a Folha, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado nesta quarta-feira (30).

Com essa taxa de desemprego, o número de brasileiros desempregados totalizou 14,8 milhões entre fevereiro e abril de 2021. A porcentagem de 14,7% se mantém desde o primeiro trimestre de 2021, quando bateu o recorde da série histórica no país, iniciada em 2012.

+++LEIA MAIS: OMS vê ‘com muita tristeza’ pandemia da Covid-19 no Brasil; entenda

Conforme noticiado pela Folha, as estatísticas consideram desempregado o profissional que não tem ocupação e segue buscando uma vaga - tanto na informalidade quanto no nível formal. Em 2020, no início da pandemia, a taxa de desemprego era de 12,6%.

Entre as causas do alto desemprego estão as medidas de restrições a atividades econômicas, assim como a interrupção e, em seguida, a diminuição do auxílio emergencial - o que pode ter levado diversos brasileiros de volta a busca por emprego.

+++LEIA MAIS: Retrato da fome: pela primeira vez em 17 anos, mais da metade da população brasileira não tem segurança alimentar

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, a melhora no mercado de trabalho depende da recuperação do setor de serviços, prejudicados com a pandemia. Adriana Beringuy, gerente da pesquisa do IBGE, falou sobre o desemprego:

“A gente vai ver ao longo do ano como vai ser a resposta da demanda por trabalho. A oferta está ocorrendo. As pessoas estão ofertando mão de obra. O recrutamento ou não vai depender de fatores que envolvem a economia como um todo. O mercado de trabalho responde a estímulos econômicos, como o consumo das famílias, a possibilidade de acesso a crédito”, disse á Folha.

+++LEIA MAIS: Responsabilização de Bolsonaro está mais próxima, aponta CPI da Covid


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia brasil folha recorde milhões 14 taxa desemprego ibge

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’