Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

OMS vê ‘com muita tristeza’ pandemia da Covid-19 no Brasil; entenda

Nesta sexta, 18, a diretora-geral da OMS comentou sobre a situação brasileira e alertou para a importância de medidas de prevenção

Redação Publicado em 18/06/2021, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Limpeza de ruas na Favela Vila Ipiranga, em Niterói (Luis Alvarenga/Getty Images)
Limpeza de ruas na Favela Vila Ipiranga, em Niterói (Luis Alvarenga/Getty Images)

Mariângela Simão, diretora-geral assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS), comentou nesta sexta, 18, como a entidade “vê com tristeza” a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Segundo a Folha, Simão elogiou produção de vacinas no país, mas afirmou a necessidade de medidas de prevenção: “É com muita tristeza que a OMS vê o Brasil atingir esses números de óbitos e de pessoas afetadas por enquanto pela Covid-19”, disse, enquanto alertou sobre a importância “de reforçar as medidas preventivas de saúde pública”.

+++LEIA MAIS: Após fala de Bolsonaro, OMS recomenda que vacinados usem máscara

“Sei que há no momento no país uma controvérsia sobre o uso de máscaras. Essa continua sendo uma orientação da OMS, máscaras devem ser usadas de forma consistente sempre que não for possível manter distanciamento físico”, afirmou a diretora-assistente da OMS.

Na quinta, 17, em live semanal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar as máscaras, e disse - falsamente - que o item reduz a oxigenação. Há alguns dias, o presidente também falou sobre desautorizar o acessório para pessoas que já foram vacinadas ou infectadas.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a questionar vacinas contra Covid e diz que elas são ‘experimentais’

Simão ainda afirmou (via Folha) que, mesmo com o avanço da vacinação, as medidas preventivas são essenciais, incluindo máscaras, distanciamento social e higiene das mãos: “A pandemia não terminou. As Américas, mesmo onde há recuo no número de novos casos, estão com um patamar muito alto de infecções. Há pressão no sistema de saúde e os esforços de vacinação têm que ser acompanhados de um reforço na prevenção.” afirmou.


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL