- Kit Harington como Jon Snow (foto: Reprodução HBO)

3 momentos de Game of Thrones que provam que Jon Snow era o herói Azor Ahai [LISTA]

A série fez breves menções a profecia do guerreiro lendário, mas acabou por não desenvolver a trama

Redação Publicado em 07/12/2019, às 14h00

Um dos principais pontos que os fãs de Game of Thrones esperam que George R.R. Martin esclareça no próximos dois livros da série é a descendência de Jon Snow (que se revela um Targaryen na série da HBO) e confirmar se ele é ou não o Azor Ahai, o herói da profecia. Mas parece que essas três cenas já deram a resposta, mesmo que de forma sutil.

Para aqueles que não se lembram, oito mil anos antes da chegada dos Targaryen a Westeros aconteceu a Longa Noite, a primeira invasão dos Caminhantes Brancos ao continente. Um herói virou lenda por lutar contra os monstros, o nome dele era Azor Ahai e ele ficou conhecido como o campeão do Senhor do Fogo R’hllor, o deus que Melisandre venera.

+++LEIA MAIS: Detalhamos as cenas deletadas da última temporada de Game of Thrones [LISTA]

Desde então, a lenda diz que Azor irá reencarnar para combater o mal quando ele retornasse, e para isso iria reforjar a Luminífera, a lendária espada de fogo temperada com o sangue e a alma da mulher amada dele (lembre-se desse detalhe mais tarde).

A teoria diz que Game of Thrones revelou de forma convincente que Jon Snow  era a reencarnação de Azor, com base nesses três acontecimentos da trama, baseados nos passos necessários que um indivíduo deveria completar para se tornar o Azor Ahai.


Primeiro passo: “As trevas irão cobrir o mundo, e o herói, Azor Ahai, será escolhido para lutar contra a escuridão”

“Para lutar contra as trevas, o Azor Ahai precisava forjar uma espada de herói. Ele trabalhou na arma por 30 dias e 30 noites até ir temperá-la. Entretanto, ao mergulhar a arma na água, a espada quebrou”, diz a profecia.

Jon foi de fato escolhido. Para a Patrulha da Noite, para proteger o mundo das trevas. Ele se testou ao lutar contra os Caminhantes Brancos, criaturas feitas de gelo, ou seja, de água. Ele uniu os exércitos e liderou a batalha contra o Rei da Noite, e venceu.

+++LEIA MAIS: Game of Thrones: Emilia Clarke revela ter sido um "inferno" decorar o discurso da última cena

Porém, Jon viu que a tarefa dele ainda não estava completa, a “arma” que ele representava para proteger Westeros ainda tinha que passar por mais testes.


Segundo passo: “O coração de um leão…”

“Azor Ahai demorou 50 dias e 50 noites para forjar pela segunda vez a Luminífera, ainda melhor do que a primeira. Para temperar a arma dessa vez, ele capturou um leão e atravessou o coração do animal com a lâmina ainda incandescente. A espada novamente quebrou.”

+++LEIA MAIS: Game of Thrones: 7 detalhes que aprendemos no DVD da 8ª temporada da série

Logo após o Rei da Noite, a segunda ameaça foi Cersei Lannister e a tirania dela. Vale lembrar que o brasão da casa Lannister é um leão. Cersei morreu, curiosamente presa no próprio castelo, a Fortaleza Vermelha, uma forma de captura, não? Mas, ainda assim, Jon percebeu que a ameaça ainda não havia acabado.


Terceiro passo: “O coração da pessoa amada…”

 “Azor chamou a esposa, Nissa Nissa, e pediu que ela lhe mostrasse o peito nu. Ele então atravessou a espada pelo coração dela, reforjada pela terceira vez com o sangue e alma da mulher amada, criando finalmente a Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis.

+++LEIA MAIS: Roteiro de Game of Thrones revela o que Jon Snow achava de Daenerys: “Sentia nojo”

Jon terminou por matar Daenerys, a mulher amada, porque ela havia se tornado uma tirana. Assim, teria o próprio Jon Snow se tornado a personificação da Luminífera e o Azor Ahai? É uma possibilidade, e ainda existe mais um fato para apoiar a teoria.


O final da profecia

“Com a luminífera, Azor lutou contra um monstro. Ao atravessar o inimigo com a espada de fogo, o sangue dela começou a ferver, e fumaça e vapor saíram da boca da besta. Os olhos derreteram e o corpo se incendiou.”

O inimigo final de Game of Thrones era o próprio poder e o desejo de governar, que corrompia os personagens. Esse seria o monstro, simbolizado pelo Trono de Ferro, que de fato “morreu” queimado e derretido. 

Então talvez a lenda do Azor Ahai tenha se concretizado, mesmo que de forma metafórica e sutil.

notícias game of thrones hbo Séries Daenerys jon snow arya stark Rei da Noite Bran Stark Ned Stark

Leia também

Relembre a relação de Taylor Swift e Matt Healy, do The 1975


Drake rebate sugestão de pedofilia e cita Millie Bobby Brown em nova faixa


Emily Blunt revela se sentiu mal após beijar certos atores em filmagens


Bebê Rena: Richard Gadd teria sido questionado por produtores por namorar atriz que fez teste


Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’