Jared Leto recebeu o primeiro prêmio da noite, de Melhor Ator Coadjuvante, por <i>Clube de Compras Dallas</i> - John Shearer/AP

TV russa corta discurso de Jared Leto no Oscar sobre a Ucrânia

Emissora estatal, contudo, nega que tenha censurado a transmissão da cerimônia

Rolling Stone EUA Publicado em 05/03/2014, às 19h17 - Atualizado às 21h07

Quando a cerimônia de entrega do Oscar foi transmitida na Rússia, na segunda, 3, um curioso trecho do discurso de Jared Leto, do momento em que recebeu a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante, desapareceu misteriosamente: justamente quando ele se referiu à Ucrânia. Agora, a emissora russa estatal Channel One confirmou que a mensagem não chegou aos cinéfilos do país, embora tenha negado a responsabilidade pelo corte. As informações são do site da revista The Hollywood Reporter.

Oscar 2014: 12 Anos de Escravidão vence o prêmio de Melhor Filme.

Jared, que estrelou o filme Clube de Compras Dallas, usou o tempo que tinha de discurso para dar seu apoio à Ucrânia, que atualmente encara a possibilidade de uma intervenção militar da Rússia após o impeachment do ex-presidente e aliado do país, Viktor Yanukovich. “Para todos os sonhadores do mundo que estão vendo isso, em lugares como a Ucrânia e a Venezuela, eu gostaria de dizer: ‘Nós estamos aqui enquanto vocês lutam para fazer o seus sonhos se tornarem realidade, para viver o impossível. Nós estamos pensando em vocês nesta noite’.”

A emissora cancelou a transmissão ao vivo da cerimônia pouco antes do início dela, no domingo, 2, optando por exibi-la no dia seguinte. A intenção era para focar no noticiário da crise ucraniana e a mudança, segundo a emissora, ocasionou alguns ajustes na duração da transmissão.

Oscar 2014: “É para as 36 milhões de pessoas que perderam a batalha para a Aids”, diz Jared Leto sobre prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.

“O canal transmitiu uma versão de 90 minutos da cerimônia do Oscar, que não deveria ser cortada e foi provida pelos detentores dos direitos”, justificou a porta-voz do canal Larisa Krymova.

Além da controvérsia do Oscar, o Channel One, ao lado de outras duas emissoras de televisão estatais russas, recentemente respondeu a um pedido vindo da mídia ucraniana para evitar notícias tendenciosas quando noticiavam a crise no país. Um pedido que elas também fizeram para os ucranianos. Já as emissoras russas afirmaram que não criaram obstáculos para jornalistas ucranianos que trabalham por lá.”

Oscar 2014: selfie de Ellen DeGeneres bate recorde de retuítes.

oscar cinema rússia Jared Leto AIDS censura 30 seconds to mars Clube de Compras Dallas ucrania ravon

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'