- Seu Jorge vive Marighella no filme de Wagner Moura (Foto: Reprodução)

Wagner Moura sobre filme Marighella: ‘Não vê-lo acontecer por ignorância de uma censura é doloroso’

Em sua estreia como diretor, Wagner Moura precisou lidar com o adiamento de Marighella por conta de problemas com a Ancine

Redação Publicado em 20/05/2020, às 13h15 - Atualizado em 25/10/2021, às 15h05

Filme de estreia de Wagner Moura como diretor, Marighella teve o lançamento adiado em 2019. O longa retrata a história de Carlos Marighella (Seu Jorge), organizador da luta armada contra a ditadura militar brasileira. As circunstâncias do adiamento foram classificadas pelo ator como “censura”.

Ao anunciar o adiamento do filme, a produtora O2 Filmes justificou a mudança por não conseguir cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine. Em entrevista à Marie Claire, Moura falou da frustração pela demora. “Dediquei muito da minha vida, do meu dinheiro para fazê-lo. Não vê-lo acontecer por ignorância e brutalidade de uma censura é doloroso”, lamentou.

+++ LEIA MAIS: Marighella: Tudo que você precisa saber antes de assistir filme de Wagner Moura [LISTA]

Com o adiamento, de novembro de 2019 para maio de 2020, a produção do filme perdeu direito a R$ 1,2 milhão do fundo setorial audiovisual. “É um valor que a gente não tem, mas que os produtores tiveram a coragem de abdicar, esperando que Marighella faça uma boa bilheteria, já que essa proibição inegavelmente gera mais interesse”, explicou Moura.

O ator descartou a possibilidade de lançar o longa em uma plataforma de streaming, tanto pela inviabilidade financeira, quanto pela necessidade da estreia nos cinemas. “Quero meu filme nos cinemas como qualquer outro. Mas esse dia vai chegar”, continuou.

+++ LEIA MAIS: Trailer de Marighella, de Wagner Moura, mostra morte e resistência à Ditadura Militar; assista

Apesar de sempre se posicionar como uma pessoa de esquerda, o artista contou à Marie Claire sobre a reação intensa ao se envolver com o filme. “Marighella catalisou um ódio muito grande desde que a gente começou a trabalhar, o que só piorou com a eleição de Bolsonaro”, contou Moura.

“Tinha gente dizendo que ia entrar no set, bater na gente. Era sempre uma tensão, mas também combate. A gente sabe a importância que o filme tem. Eu me dediquei muito e nunca ganhei um tostão. (...) Esse filme é uma luta minha, e não por acaso é a história de Carlos Marighella”.

+++ LEIA MAIS: Além da música: 5 filmes com a participação de Seu Jorge [LISTA]

Lançado no Festival de Berlim, em 2019, Marighella chegou a ganhar uma data de lançamento em 2020, mas foi adiado novamente. Agora, o longa-metragem deve chegar aos cinemas brasileiros em 4 de novembro de 2021.

filme notícia cinema bolsonaro coronavírus wagner moura Marighella censura ancine

Leia também

Luísa Sonza anuncia data extra de turnê de Escândalo Íntimo em São Paulo


Tim Music Rio 2024 anuncia Djavan, Iza e mais em line-up de festival gratuita


Raven-Symoné critica internautas por atacarem a esposa Miranda Maday: ‘É desrespeitoso’


Madonna eterniza passagem pelo Brasil no Livro de Ouro do Copacabana Palace


Show de Madonna em Copacabana será reexibido no final de semana; veja como assistir


Tiroteio perto da mansão de Drake em Toronto deixa homem ferido