Além da música: 5 filmes com a participação de Seu Jorge [LISTA]

Seu Jorge tem uma carreira brilhante na música - mas não parou por aí e fez sucesso ao participar de diversos filmes

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 08/06/2021, às 20h05

None
Seu Jorge (Foto: Matthias Nareyek / Getty Images)

Jorge Mário da Silva, mais conhecido como Seu Jorge, nasceu em Belford Roxo, no Rio de Janeiro em 1970. Nesta terça, 8 de junho, completou 51 anos. 

Seu Jorge sempre sonhou em se tornar músico, e, desde cedo, frequentava as rodas de samba cariocas ao lado do pai e dos irmãos. Durante a juventude, participou como cantor e ator de mais de 20 espetáculos com a Companhia de Teatro da UERJ. 

+++ LEIA MAIS: Seu Jorge faz música para divertir, mas sem se esquecer do lugar de onde veio (e para o qual não quer voltar)

Em 1997, entrou para a banda Farofa Carioca, a qual lançou o primeiro CD em 1998. Desde então, Seu Jorge consagrou o nome na música brasileira como um dos cantores, compositores e multi-instrumentistas mais influentes da MPB, samba e soul no Brasil e no Mundo. 

No entanto, a carreira não parou por aí, e o cantor mostrou como, além da jornada na música, sabe fazer sucesso no cinema. Pensando nisso, confira cinco filmes com participação de Seu Jorge

+++ LEIA MAIS: Modelo Barbara Fialho vai das passarelas aos palcos apadrinhada por Seu Jorge e família de Bob Marley


Cidade de Deus (2002)

Em Cidade de Deus (2002), Seu Jorge deu vida a Zé Galinha, um dos habitantes de Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. A produção é um dos filmes brasileiros mais aclamados no exterior e recebeu quatro indicações ao Oscar: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.


A Vida Marinha de Steve Zissou (2004)

Seu Jorge foi Pelé dos Santos no longa de Wes Anderson, A Vida Marinha de Steve Zissou (2004). Estrelado por Bill Murray e Owen Wilson, o filme conta a história de um famoso oceanógrafo quem busca vingança contra um tubarão responsável por devorar um dos integrantes da tripulação.

+++ LEIA MAIS: 6 filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar - de Central do Brasil a Cidade de Deus [LISTA]


Pelé: O Nascimento de uma Lenda (2016)

Pelé: O Nascimento de uma Lenda (2016) narra a vida e carreira do maior jogador de futebol da história, Pelé, passando pela infância até chegar na primeira conquista em uma Copa do Mundo. No filme biográfico, Seu Jorge interpretou o pai do jogador, chamado Dondinho.


Marighella (2019)

Estreia de Wagner Moura na direção, Marighella (2019) conta com Seu Jorge como protagonista. Na produção, o cantor é Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro assassinado pela ditadura militar, e responsável por deixar um legado para diversas gerações.

+++ LEIA MAIS: Marighella, filme dirigido por Wagner Moura sobre o líder guerrilheiro, ganha trailer; assista


Abe (2021)

Abe (2021) conta a história de um menino de 12, interpretado por Noah Schnapp, quem mora com a mãe judia e o pai palestino no Brooklyn, EUA. Com o intuito de unir a família mesmo com tamanhas diferenças, a criança resolver participar de um curso de gastronomia, onde torna-se amigo de um chefe brasileiro, interpretado por Seu Jorge.


+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL