Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Cinema / AQUECIMENTO OSCAR

5 músicas que conquistaram o público, mas não levaram a estatueta do Oscar

Accidentaly in Love, de Shrek 2, e We Don't Talk About Bruno, de Encanto, são algumas canções que fizeram sucesso com o público, mas não com a Academia

5 músicas que conquistaram o público, mas não levaram a estatueta do Oscar (Fotos: Divulgação)
5 músicas que conquistaram o público, mas não levaram a estatueta do Oscar (Fotos: Divulgação)

A 96ª cerimônia do Oscar, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, acontece no próximo dia 10 de março e "I'm Just Ken", de Barbie, filme de maior bilheteria de 2023, é uma das favoritas a levar a categoria de Melhor Canção Original.

Porém, tudo indica que, mesmo com a popularidade da música, quem deve levar a categoria neste ano é outra música de Barbie, "What Was I Made For?", de Billie Eilish, o que significa que nem sempre o favorito do público acaba ganhando. Por isso, a Rolling Stone Brasildecidiu relembrar algumas músicas "injustiçadas" dos últimos anos. Confora:

"Accidentally in Love", por Counting Crows, de Sherk 2

A emblemática canção, da banda de rock alternativo Counting Crows, marcou a história de amor entre Sherk e Fiona, no segundo filme do ogro mais amado do cinema, extrapolou as telas de cinema e se tornou um dos maiores sucessos musicais na época de lançamento do filme.

"Accidentally in Love" foi indicada à categoria de Melhor Canção Original no Oscar 2005 e, para muitos, já estava com a estatueta no bolso. No entanto, na noite de cerimônia de entrega dos prêmios, "Al Otro Lado del Río", de Diários de Motocicleta (2004), acabou levando a melhor e conquistou o "careca de ouro".


"Happy", por Pharrell Williams, de Meu Malvado Favorito 2

"Happy", que tocou em todos os lugares até que ninguém aguentasse mais o refrão animado da música, levou Pharrell Williams a concorrer à categoria de Melhor Canção Original no Oscar 2014. Porém, mesmo com todo o sucesso da canção, presente na trilha sonora de Meu Malvado Favorito 2(2013), a vitória foi para outro hit chiclete da época: "Let It Go", de Frozen (2013).


"Can't Stop The Feeling", por Justin Timberlake, de Trolls

Talvez Justin Timberlake tenha entregado uma das melhores aberturas do Oscar ao iniciar a premiação de 2017 com a apresentação de "Can't Stop The Feeling". A música-tema do filme Trolls (2016) foi outra canção que, assim como "Happy", conquistou as pessoas ao redor do mundo e até foi parar no topo da parada Hot 100 da Billboard. No entanto, na hora do "vamos ver", perdeu o prêmio de Melhor Canção Original para "City of Stars", do adorado musical La La Land: Cantando Estações (2016).


"This Is Me", por Keala Settle, de O Rei do Show

Grande destaque de O Rei do Show, longa estrelado por Hugh Jackman (da franquia X-Men) e lançado em 2017, "This Is Me" era a grande favorita ao prêmio de Melhor Canção Original em 2018. Inclusive, a apresentação de Keala Settle durante a cerimônia fez o público aplaudir de pé. Porém, quem ficou com prêmio foi "Remember Me", da animação "Viva: A Vida é uma Festa" (2017).

"We Don't Talk About Bruno", de Encanto

Encanto (2021) chegou a aparecer na categoria de Melhor Canção Original, mas com "Dos Oruguitas", música-tema do filme da Disney. Porém, logo após terminar o prazo para as nomeações, o longa chegou ao Disney+ e outra música da trilha sonora explodiu: "We Don't Talk About Bruno".

Algumas justificativas foram dadas para a ausência do hit entre as finalistas da categoria: segundo Lin-Manuel Miranda, responsável pela trilha sonora da animação, a música era centrada em um único personagem e não representava totalmente o filme.

A verdade é que ninguém esperava o sucesso que "We Don't Talk About Bruno" acabou fazendo, em um nível igual ou até maior do que "Let It Go", campeã de 2014. No final, Encanto e a sua "Dos Oruguitas" acabaram perdendo para outra forte candidata em 2022: "No Time to Die", canção de Billie Ellish para o filme 007 - Sem Tempo Para Morrer (2021).

Quem leva o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2024? Vote no seu favorito!

  • American Fiction
  • Anatomia de uma Queda
  • Barbie
  • Os Rejeitados
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Maestro
  • Oppenheimer
  • Vidas Passadas
  • Pobres Criaturas
  • Zona de Interesse