Batman: Por que Matt Reeves recusou roteiro escrito por Ben Affleck?

Quando foi abordado pela Warner Bros. para dirigir The Batman, Matt Reeves negou trabalhar com roteiro coescrito por Ben Affleck

Redação Publicado em 27/01/2022, às 17h38

None
Robert Pattinson como Batman (Foto: Reprodução/YouTube)

The Batman (2022) quase foi um filme completamente diferente. Quando foi abordado pela Warner Bros. pela primeira vez enquanto trabalhava em Planeta dos Macacos: A Guerra (2017), o cineasta Matt Reeves rejeitou o pedido de dirigir o filme, pois não se identificou com a proposta do roteiro coescrito por Ben Affleck, como revelou em entrevista ao Esquire

"Sempre senti que a história do Batman era muito especial. Não é realmente um super-herói, é alguém direcionado pela dor do seu passado. Tenta encontrar um caminho de fazer sentido da própria vida. É uma história muito psicológica," disse Reeves, que se identifica intensamente com o personagem. 

+++LEIA MAIS: The Batman: Sinopse, trailer e tudo que sabemos sobre filme com Robert Pattinson [LISTA]

Quando o estúdio perguntou se gostaria de liderar o filme, Reeves percebeu que o script de Affleck, que escreveu pensando em estrelar a produção, não correspondia à sua visão para o personagem. "Li um roteiro que era totalmente válido. Tinha muita ação e era muito conectado ao DCEU, com personagens de outros longas e quadrinhos aparecendo. Sabia quando li, que não era o jeito que gostaria de fazer."

Então, recusou. Reeves explicou o motivo de ser apaixonado pelo Batman e sua ideia de torná-lo mais íntimo e obscuro em um filme. "Gostaria de me envolver e encontrar uma maneira de pegar a história e fazer dela mais pessoal, baseá-la de fato no Batman, fazer o enredo impactá-lo de verdade. Não era outra história de origem, não com Ben no personagem. Mas é o que eu queria fazer."

+++LEIA MAIS: The Batman é ‘quase filme de terror,’ afirma Matt Reeves

O cineasta acrescentou que estava trabalhando intensamente em Planeta dos Macacos: A Guerra e não poderia se dedicar ao projeto da DC naquele momento; esperava que a Warner Bros. imediatamente procurasse outro diretor. Para sua surpresa, no entanto, o estúdio disse: "Sabe, queremos muito que você faça isso. E vamos esperar."

Em 2017, quando Reeves colocava os toques finais em Planeta dos Macacos, tudo mudou. Após diversos problemas pessoais, Ben Affleck deixou o personagem completamente, dando total liberdade ao novo diretor. "Não tinha resolvido a história, só tinha um guia inicial. Então, com esse momento de transição, houve a oportunidade de dizer, 'Ok, e se não fizermos um conto de origem? E se, ao invés disso, falarmos do Batman imperfeito em seus primeiros dias?'"

+++LEIA MAIS: The Batman: Por que Robert Pattinson teve dificuldade para se acostumar com uniforme?

É essa a história abordada em The Batman, protagonizado por Robert Pattinson. "Queria que o personagem principal fosse o Batman, que estava há um ano nessa vida e ainda tentando entender como fazer isso, como ser efetivo, e não necessariamente tendo sucesso. É quebrado e focado. Ele gostaria de pensar que está fazendo o certo, mas há outra parte dele que está sofrendo contra os limites. É a maior fraqueza dele, não perceber que a pessoa contra quem está lutando é ele mesmo."


Tudo sobre The Batman

Próximo filme da DC sobre o Homem-Morcego,The Batman (2022) é dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson no papel de Bruce Wayne. Com estreia prevista para 4 de março de 2022, o longa também conta com Zöe Kravitz como Mulher-Gato, Paul Dano como Charada, Colin Farrell no papel do Pinguim, Jeffrey Wright como Jim Gordon, Andy Serkis como Alfred Pennyworth, Barry Keoghan como Stanley Merkel e muitos outros. 

+++LEIA MAIS: The Batman: Robert Pattinson não vê sentido na origem do herói; entenda