Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Cinemateca Brasileira reabre em maio após alagamento e incêndios

Cinemateca Brasileira deve retornar com programação de filmes de quinta a domingo

Redação Publicado em 06/04/2022, às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cinemateca Brasileira (Foto: Divulgação / Cinemateca)
Cinemateca Brasileira (Foto: Divulgação / Cinemateca)

A Cinemateca Brasileira tem data para reabrir: 13 de maio. Instituição, que sofreu com alagamento e incêndios no último um ano e meio, voltará a exibir filmes de quinta a domingo, segundo o G1.

Durante período fora de funcionamento, aconteceu alagamento no galpão com registros históricos. Arquivos, rolos de filme e outros materiais guardados na região da Vila Leopoldina, São Paulo, foram danificados. Além disso, em 2020, Ministério Público Federal em São Paulo processou União por abandono.

+++ LEIA MAIS: A (falta de) responsabilidade do governo federal com a Cinemateca Brasileira: o incêndio foi culpa de quem?

Sociedade Amigos da Cinemateca assumiu instituição no final do ano passado e trabalha para reabertura. Filmes, horários e mais detalhes sobre programação devem ser anunciados em breve, segundo o UOL.

"Poder fazer esse trabalho de reabertura é, realmente, algo muito especial. E passa também pela emoção. Eu sou ex-aluna de Cinema, me formei em Cinema na USP. E a Cinemateca faz parte da minha formação," afirmou a nova diretora, Maria Dora Mourão, ao G1.

+++ LEIA MAIS: Kleber Mendonça Filho lamenta incêndio na Cinemateca: 'O Brasil está sem álbuns de família'

Nova gestão do espaço enfrentou problemas com equipamentos de restauro, digitalização e duplicação de filmes - danificados pela falta de uso e por vazamentos no laboratório, segundo o CineBuzz.

Processo movido pelo MPF foi suspenso após Governo Federal se comprometer a tomar medidas para segurança e preservação da Cinemateca.

+++ LEIA MAIS: Incêndio atinge galpão da Cinemateca em São Paulo