Critics' Choice Awards: Jane Campion pede desculpas para Serena e Venus Williams após discurso polêmico; entenda

Após minimizar a carreira de Serena e Venus Williams em discurso, diretora Jane Campion pediu desculpas para as tenistas

Redação Publicado em 14/03/2022, às 16h31

None
Jane Campion (Foto: Randy Shropshire/Getty Images) e Serena e Venus Williams (Foto: Amy Sussman/Getty Images)

No Critic’s Choice Awards 2022, cerimônia que aconteceu no domingo, 13 de março, Jane Campion deu um discurso polêmico ao receber a estatueta de Melhor Direção por Ataque dos Cães (2022). No momento, a cineasta minimizou a carreira das tenistas Serena e Venus Williams — e, agora, pediu desculpas para as irmãs. 

Quando subiu ao palco, Campion exaltou as tenistas, chamando-as de “mulheres incríveis.” No entanto, mesmo declarando que as irmãs eram maravilhosas, disse que elas não “competiam contra os homens,” como Campion precisava fazer na indústria cinematográfica. 

+++ LEIA MAIS: Ataque dos Cães: 5 motivos para assistir ao filme com Benedict Cumberbatch [LISTA]

Após isso, Campion se desculpou com as atletas: "Fiz um comentário sem pensar comparando o que faço no mundo do cinema com tudo o que Serena Williams e Venus Williams alcançaram. Não pretendia desvalorizar essas duas lendárias mulheres negras e atletas de nível mundial. O fato é que as irmãs Williams, na verdade, enfrentaram homens na quadra (e fora dela), e ambas abriram portas para as mulheres neste mundo. A última coisa que eu gostaria de fazer é minimizar as mulheres notáveis. Eu amo Serena e Venus. Suas realizações são titânicas e inspiradoras. Serena e Venus, peço desculpas e celebro completamente vocês.” (via Deadline). 

Serena e Venus Williams ainda não se manifestaram. Ambas estavam na cerimônia devido ao filme King Richard: Criando Campeãs (2021), biografia do pai das tenistas — a qual venceu o prêmio de Melhor Ator para Will Smith

+++ LEIA MAIS: Ataque dos Cães: primeiras reações são positivas e destacam atuação de Benedict Cumberbatch: ‘Completamente envolvente’

Mais sobre Ataque dos Cães

Dirigido por Jane Campion, Ataque dos Cães estreou na Netflix em 1º de dezembro de 2021. A produção venceu o Globo de Ouroe o Critics' Choice Awards de Melhor Filme e, atualmente, é uma das favoritas ao Oscar 2022. 

No filme, Phil (Benedict Cumberbatch) é um fazendeiro cruel que vive atormentando a esposa do irmão (Kirsten Dunst) e o filho dela (Kodi Smit-McPhee). 

+++LEIA MAIS: Ataque dos Cães: Trailer, estreia e tudo que sabemos sobre filme com Benedict Cumberbatch [LISTA]

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Power of the Dog (@powerofthedogfilm)

Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]