Duna: primeiras críticas ao filme de Denis Villeneuve não são positivas: ‘Sem começo ou fim'

Duna, de Denis Villeneuve e estrelado por Timothée Chalamet, chega aos cinemas brasileiros em 22 de outubro

Redação Publicado em 03/09/2021, às 16h25 - Atualizado em 04/09/2021, às 10h15

None
Timothée Chalamet como Paul e Rebecca Ferguson como Jessica Atreides em Duna (Foto: Divulgação)

Duna, filme de Denis Villeneuve inspirado na série de livros clássica de Frank Herbert, é um dos títulos mais aguardados para 2021. A produção foi antecipada para especialistas e público selecionado, mas recebeu avaliações diversas dos principais veículos norte-americanos, desde elogios ao diretor, passando por críticas questionando incompletude, a outras decepcionadas com o produto final.

A história de Duna é conhecida por muitos. A jornada de herói de Paul Atreides, um jovem brilhante destinado a salvar seu povo, viaja ao planeta mais perigoso do universo, o deserto Arrakis, em busca do recurso mais precioso de todos, a droga Melange. O primeiro romance de Herbert foi publicado em 1965 e, em 1984, foi finalmente adaptado às telas por David Lynch, mas o longa estrelado por Kyle MacLachlan não fez sucesso. 

+++LEIA MAIS: Duna: Denis Villeneuve ficou 'meio satisfeito' com filme original de David Lynch; entenda

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by DUNE (@dunemovie)


Sobre a nova adaptação, a crítica do portal IGN afirmou como "Villeneuve impressiona com a habilidade de pegar conceitos clássicos da ficção científica e modificá-los de maneira interessante." Além disso, outro ponto positivo foi a capacidade do filme de transportar o público aos cenários alienígenas, com efeitos visuais, som, fotografia, figurino e design de produção. A maior crítica foi o final inconclusivo — isso pode ser justificado com o fato de Duna ser apenas a Pare Um: "A segunda metade não tem muita forma, o filme não sabe bem como terminar e, de repente, acaba."

Para o Entertainment Weekly, a execução de Villeneuve também impressionou, mas "obscurece o fato de que o enredo é principalmente um prólogo: uma história de origem extensa sem começo ou fim fixo.” O The Hollywood Reporter seguiu na mesma linha, argumentando como o longa parece "uma configuração trabalhosa para um filme, esperançosamente, mais importante que está por vir," mas, para a Variety, a escolha de produzir um filme com pouco conteúdo e "amorfo" não compensa, pois a Parte Dois não foi confirmada: "É difícil construir um penhasco em areias movediças."

+++LEIA MAIS: Denis Villeneuve: Qual foi o filme mais difícil da carreira do diretor?

Luta futurista

Com o lançamento cada vez mais próximo, novas imagens promocionais estão sendo divulgadas. Dentre os destaques, está uma cena do protagonista Paul Atreides e de Gurney Halleck (Josh Brolin) em que os dois se enfrentam em uma luta futurista. Veja abaixo:

Duna: elenco, lançamento e trailer

Com data de estreia marcada para o dia 22 de outubro nos cinemas brasileiros, o aguardado Duna, estrelado por Timothée Chalamet (Paul Atreides) e Zendaya (Chani), só deve chegar à HBO Max em novembro de 2021.

Além dos protagonistas citados, Rebecca Ferguson (Jessica Atreides), Jason Momoa (Duncan Idaho), Dave Bautista (Glossu Rabban), Stellan Skarsgård (Vladimir Harkonnen), Josh Brolin (Gurney Halleck), são outros nomes do grandioso elenco.

+++LEIA MAIS: Duna: filme terá sequência? Diretor Denis Villeneuve responde

Confira o trailer oficial de Duna disponível abaixo:


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!