Francis Ford Coppola compara Duna e Sem Tempo Para Morrer com Marvel: ‘Filmes feitos repetidamente’

Francis Ford Coppola se pronunciou novamente sobre o padrão de filmes que a Marvel e outros estúdios seguem em Hollywood

Redação Publicado em 17/02/2022, às 18h01

None
Francis Ford Coppola (Foto: Roy Rochlin / Getty Images)

Cineasta Francis Ford Coppola voltou a criticar filmes da Marvel e grandes blockbusters que seguem a mesma linha de produção do estúdio, como Duna (2021) e 007: Sem Tempo Para Morrer (2021). Em entrevista a GQ (via Variety), lamentou que os lançamentos de Hollywood estão todos parecidos de alguma forma.

“Existiam filmes de estúdio. Agora há filmes da Marvel. E o que é um filme da Marvel? Um filme da Marvel é um protótipo de filme que é feito repetidamente para parecer diferente,” afirmou. Coppola explicou como nem filmes de diretores renomados estão escapando dos novos padrões:

+++ LEIA MAIS: Roland Emmerich critica Marvel, DC e Star Wars: ‘Ninguém mais faz algo original’

“As pessoas talentosas – você pode pegar Duna, feito por Denis Villeneuve, um artista extremamente talentoso e você pode pegar Sem Tempo Para Morrer, dirigido por Cary Fukunaga – extremamente talentosos, lindos artistas, e você poderia pegar os dois filmes e a mesma sequência de ambos e misturá-las.”

Coppola completou: “Todos os filmes agora têm essas mesmas cenas. E não é nem culpa dos diretores, porque eles meio que têm que colocar aquilo no filme se quiserem justificar o orçamento que pedem aos estúdios. E estou falando dos filmes bons e diretores talentosos.”

+++ LEIA MAIS: Tarantino se junta a Scorsese e critica franquias da Marvel e Star Wars: 'Produtos comerciais'

Francis Coppola critica Marvel e concorda com Martin Scorsese

Essa não foi a primeira vez em que Coppola criticou os filmes da Marvel. Em 2019, ele concordou com os comentários de Martin Scorsese sobre o estúdio. “Marty Scorsese diz que o filme da Marvel não é cinema, ele está certo porque esperamos aprender algo com o cinema, esperamos ganhar algum esclarecimento, algum conhecimento, alguma inspiração. Indiscutivelmente, não sei se alguém ganha alguma coisa vendo o mesmo filme repetidamente, o que são os filmes da Marvel. Produções que não se arriscam.”

Coppola concluiu: “Eu disse antes, fazer um filme sem riscos é como fazer um bebê sem sexo. Parte disso é risco, e é isso que o torna tão interessante, é por isso que aprendemos tanto quando é feito.”

+++ LEIA MAIS: Presidente da Disney defende filmes da Marvel e critica Scorsese e Coppola: "desrespeitosos"