Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / Opinião

O filme de Wes Anderson que é um 'desastre', segundo o próprio diretor

Wes Anderson também relembrou primeira exibição pública do filme que considera primeiro fracasso da carreira; saiba mais

Wes Anderson (Foto: Stefania M. D'Alessandro/Getty Images for Fondazione Prada)
Wes Anderson (Foto: Stefania M. D'Alessandro/Getty Images for Fondazione Prada)

Responsável por dirigir filmes como O Grande Hotel Budapeste (2014), Moonrise Kingdom (2012), O Fantástico Sr. Raposo (2009) e Ilha de Cachorros (2018), Wes Anderson não tem uma filmografia perfeita. Inclusive, o cineasta revelou qual longa dele é um "desastre."

A produção em questão é Bottle Rocket (1996), estrelado por Owen Wilson (Dignan), Luke Wilson (Anthony Adams), Robert Musgrave (Bob Mapplethorpe), Andrew Wilson (Future Man), James Caan (Mr. Henry), entre outros.

+++LEIA MAIS: Os melhores filmes de todos os tempos, segundo Wes Anderson [LISTA]

Durante participação no Lumière Film Festival, segundo informações da Variety, Anderson comentou como não teria feito o filme caso soubesse o quanto o público iria odiá-lo. A sinopse diz: "Anthony, saído de um hospital psiquiátrico, se junta ao amigo Dignan, que planeja dar início a uma onda de crimes. Após recrutar o vizinho Bob, partem à procura do famoso criminoso Sr. Henry. A inexperiência do trio resulta em situações cômicas."

"Eu tinha uma ideia do que queria fazer e ninguém conseguia me convencer de que não deveríamos fazer isso, minha confiança era máxima, então," afirmou o diretor no evento. "Quando finalmente fizemos e mostramos ao público, eles odiaram. Fiquei tão chocado que foi um desastre."

Mas isso me mudou: se eu soubesse disso antes, provavelmente não teria feito aquele filme, e estou feliz com isso, porque a confiança cega que você tem quando é jovem, você precisa dela!

+++LEIA MAIS: Wes Anderson: 5 filmes icônicos do diretor - O Grande Hotel Budapeste, Moonrise Kingdom e mais [LISTA]

Wes Anderson também falou sobre o filme no Festival de Cinema de Veneza 2023. Ele relembrou como exibiu Bottle Rocket pela primeira vez em um ambiente nada encorajador - e por conta disso culpou o público.

"A confiança que eu tinha era demais, e fiquei bastante abalado com essa experiência. Foi uma maneira terrível de exibir um filme pela primeira vez," disse. "Tínhamos 86 pessoas na plateia, eu acho, e na metade do show restavam cerca de 20, e eu os observei sair. Você vê alguém se levantar e diz: 'Talvez esse aqui esteja apenas indo ao banheiro. Mas levavam todas as malas com eles… '"

+++LEIA MAIS: Nudez de Scarlett Johansson em Asteroid City deixou Wes Anderson 'desconfortável': entenda

"A partir de agora, sempre que estou exibindo um filme, é assustador. Você pode exibir um filme em um ambiente de festival de cinema," continuou. "Quando você exibe um filme em um festival de cinema, e são os benfeitores do festival, os dirigentes e os delegados de alguma coisa, essa é uma experiência, e a outra são os jovens que realmente querem ver o filme, e essa é a sala mais divertida para participar se você fez o filme, porque você pode senti-lo."

Quando estávamos fazendo Bottle Rocket, eu senti que realmente sabia o que queria que fosse. E ajudou o fato de eu ter um parceiro, eu tinha Owen Wilson. Escrevemos juntos, nós dois éramos uma equipe, então isso ajuda muito nessa situação.