Oscar 2022: Diretores de documentário indicado querem pessoas em situação de rua na cerimônia; entenda

Diretores do documentário Onde Eu Moro, Pedro Kos e Jon Shenk, querem conscientizar audiência por meio da ação

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 01/03/2022, às 11h00

None
Documentário Onde Eu Moro (Foto: Divulgação / Netflix)

O brasileiro Pedro Kos e o americano Jon Shenk, diretores do documentário Onde Eu Moro (2021), querem levar pessoas em situação de rua para cerimônia do Oscar 2022. A produção concorre na categoria Melhor Documentário de Curta-Metragem.

"Espero que no dia da cerimônia possamos mostrar um pouco dessa convivência e conscientizar sobre essa humanidade que está ali, literalmente do outro lado da rua, e que ignoramos há muito tempo," Kos afirmou à AFP (via Folha de S. Paulo). Shenk mencionou a intenção de levar duas ou três pessoas à premiação.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Quem é o único brasileiro indicado ao Oscar?

Onde Eu Moro conta a história de pessoas em situação de rua nas cidades americanas de Seattle, Los Angeles e São Francisco: "No início pensamos, 'quem vai querer comprar um filme sobre sem-teto?' A gente fez porque queria, foi um dos maiores riscos da minha carreira. Arrisquei muito e não estávamos ganhando nada. Só fiz porque me apaixonei pelas pessoas e pelo assunto," contou à CNN.

O filme acompanha alguns personagens, como Ronnie "Astaire do Futuro" Willis, quem dança em pontos turísticos para conseguir dinheiro: "Ele tem uma história extraordinária. É alguém com formação clássica em dança que dançou com Janet Jackson, coreografou o sucesso 'Thong Song' e viveu tempos muito difíceis, infelizmente, por várias razões," Kos explicou.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Quem são os atores indicados pela primeira vez?

Os cineastas pretendem chamar mais atenção para a crise social vivida não apenas nos Estados Unidos. Assim como no filme, buscam desmistificar a ideia das pessoas em situação de rua serem responsáveis pela própria tragédia, quando, na verdade, há diversos fatores por trás.

"Esperamos que o documentário possa fornecer uma nova perspectiva, que dê um rosto ao que está acontecendo. Eles são americanos, são nossos vizinhos, têm direitos, são pessoas," Shenk completou.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Jane Campion se torna primeira mulher com duas indicações à Melhor Direção

Confira o trailer de Onde Eu Moro:

Oscar 2022

O Oscar 2022acontece em 27 de março de 2022, em Los Angeles, EUA. Entre os maiores sucessos e indicados estão Belfast, Ataque dos Cães, Drive My Car, Licorice Pizza, Amor, Sublime Amor e Duna. Confira a lista completa aqui.

Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]