Oscar 2022: Quem são os favoritos da edição, segundo outras premiações

Destaque no Globo de Ouro, Critics Choice e Bafta Awards, Ataque dos Cães, de Jane Campion, lidera corrida no Oscar 2022

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 14/03/2022, às 10h16

None
Benedict Cumberbatch em Ataque dos Cães (Foto: Divulgação / Netflix)

Critics Choice Awards e Bafta Awards aconteceram na noite do último domingo, 13. Com Ataque dos Cães (2021), dirigido por Jane Campion, como maior vencedor, cerimônias indicam tendências para o Oscar 2022.

No Bafta, filme da Netflix, estrelado por Benedict Cumberbatch, levou o maior prêmio da noite - Melhor Filme - além de garantir estatueta para Campion como Melhor Diretora. No Critics Choice, a produção também venceu por Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

Desta forma, Ataque dos Cães se sagra como maior favorito ao Oscar deste ano, além de levar Jane à marca histórica na premiação. A neozelandesa foi a primeira mulher a receber duas indicações em Melhor Direção - a primeira aconteceu em 1994, por O Piano (1993). Steven Spielberg, com A Lista de Schindler (1993), levou a estatueta na ocasião.

Os termômetros do Oscar também chegaram a um consenso quanto ao melhor ator da temporada: Will Smith. Por papel em King Richard: Criando Campeãs (2021), astro venceu nas duas premiações, além do Globo de Ouro.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Jane Campion se torna primeira mulher com duas indicações à Melhor Direção

Na categoria Melhor Atriz, as cerimônias divergiram, deixando cenário aberto para o Oscar. No Critics Choice, Jessica Chastain venceu por Os Olhos de Tammy Faye (2021), enquanto Nicole Kidman levou Globo de Ouro por Being the Ricardos (2021), e Joanna Scanlan ganhou Bafta por After Love (2021).


Oscar 2022

A cerimônia do Oscar 2022 acontece em 27 de março, tradicionalmente no Dolby Theatre, na Califórnia, Estados Unidos. Segundo a Variety, pela primeira vez desde 2018, a cerimônia deste ano contará com um apresentador ou apresentadora fixo.

+++LEIA MAIS: Benedict Cumberbatch reflete sobre masculinidade tóxica: ‘Precisamos calar a boca e ouvir’

No dia 8 de fevereiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou os indicados ao Oscar 2022. Ataque dos Cães liderou a edição com 12 indicações, seguido por Duna com 10 nomeações. E, depois de muita espera, Kristen Stewart recebeu uma indicação na categoria Melhor Atriz.

Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima