Poderoso Chefão: Equipe matou um cavalo de verdade para cena icônica do filme?

No filme O Poderoso Chefão, há uma cena com uma cabeça de cavalo - mas, o animal foi morto especificamente para as filmagens?

Vitória Campos (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 26/03/2022, às 08h00 - Atualizado em 30/03/2022, às 09h18

None
John Marley em O Poderoso Chefão (Foto: Divulgação)

[Atenção! A matéria a seguir pode apresentar conteúdo sensível]

Considerado um dos melhores filmes da história do cinema, O Poderoso Chefão (1972) completou 50 anos em 2022. No longa de Francis Ford Coppola há uma cena em que o produtor de Hollywood Jack Woltz (John Marley) encontra uma cabeça de cavalo em sua cama. Mas, afinal, o animal foi morto especificamente para as filmagens?

A resposta é não. Mesmo querendo que o filme fosse o mais verossímil possível, Coppola (ou a equipe) não matou um cavalo para a cena. Contudo, a cabeça do animal era real e veio de um matadouro. 

+++ LEIA MAIS: The Batman: Personagem de O Poderoso Chefão inspirou Pinguim no filme de Matt Reeves; entenda

De acordo com o Los Angeles Times, um integrante da produção foi até o matadouro, escolheu um cavalo que lembrasse o premiado puro-sangue de Woltz e pediu que, quando chegasse a hora, a cabeça fosse enviada à equipe. Pouco tempo depois, a empresa lhes enviou uma caixa com a cabeça embrulhada em gelo.

Além disso, Coppola relatou que, na época, recebeu diversas cartas de ativistas de animais reclamando e criticando a cena, acreditando que o cineasta havia matado o cavalo especificamente para as filmagens. 

+++ LEIA MAIS: Nicolas Cage implorou a Francis Ford Coppola por vaga em Poderoso Chefão; entenda

Mais sobre O Poderoso Chefão 

O Poderoso Chefão (1972) foi dirigido por Francis Ford Coppola e baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo. Estrelado por Marlon Brando, Al Pacino e James Caan, o filme é um clássico e foi responsável por estrear uma das principais franquias do cinema. 

A produção "centra-se na poderosa família criminosa ítalo-americana de Don Vito Corleone (Marlon Brando). Quando o filho mais novo do Don, Michael (Al Pacino), relutantemente se junta à máfia, ele se envolve no inevitável ciclo de violência e traição. Embora Michael tente manter um relacionamento normal com sua esposa, Kay (Diane Keaton), ele se aprofunda nos negócios da família,” diz a sinopse do Rotten Tomatoes.

+++ LEIA MAIS: Borat e O Poderoso Chefão são únicas franquias com um dos recordes do Oscar

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Godfather (@thegodfathermovie)