Rust: Alec Baldwin e outros são processados por profissional da equipe após acidente fatal; entenda

Eletricista-chefe do set de Rust, Serge Svetnoy alega “severo sofrimento emocional” após acidente fatal que matou a diretora de filmagens Halyna Hutchins

Redação Publicado em 11/11/2021, às 12h53

None
Alec Baldwin (Foto: Reprodução /Twitter)

Um acidente fatal no set de Rust em outubro de 2021 marcou a história da indústria cinematográfica: o ator Alec Baldwin acidentalmente matou a diretora de filmagens Halyna Hutchuns com uma arma cinematográfica. Após a tragédia, o astro e outros profissionais estão sendo processados por profissional da equipe.

Conforme noticiou o site Deadline (via NME), o eletricista-chefe do set de filmagens, Serge Svetnoy, processou a produção, os investidores, Alec Baldwin, a armeira Hannah GutierrezReed e muitos outros profissionais de Rust. Ele acusa a equipe de “negligência geral” que lhe causou “severo sofrimento emocional”.

+++LEIA MAIS: Rust: Polícia não descarta acusações criminais a Alec Baldwin por acidente fatal no set; entenda

O Deadline teve acesso a trechos do processo em que Svetnoy acusa os profissionais de causarem o incidente por “atos negligentes e omissões de cada um deles, bem como de seus agentes, mandantes e empregadores.”

O eletricista ainda afirma, no documento, que, "não havia razão para uma bala real ser colocada naquele revólver Colt .45 presente em qualquer lugar no set de Rust, e a presença de uma bala em um revólver representava uma ameaça letal para todos ao seu redor."

+++LEIA MAIS: Família de Brandon Lee se pronuncia após Alec Baldwin matar diretora Halyna Hutchins acidentalmente durante filmagens

Ainda, Serge Svetnoy acusa os profissionais de Rust de não seguiram orientações pré-estabelecidas para o uso do armamento: “Os réus, e cada um deles, entre outros atos de negligência, não implementaram ou mantiveram os padrões da indústria para custódia e controle de armas de fogo usadas no set do Rust.”

O site afirmou que, anteriormente, o eletricista falou sobre o trauma do acidente em publicação no Facebook. Svetnoy teria afirmado que, após o acidente, estava “segurando Hutchins em meus braços enquanto ela estava morrendo.” Procurados pela NME, a equipe de produção de Rust, assim como os representantes do astro Alec Baldwin, não comentaram às acusações.

+++LEIA MAIS: Quem é Halyna Hutchins, diretora de filme estrelado por Alec Baldwin

Acidente fatal no set de Rust

No set do filme Rust, o ator Alec Baldwin apontava uma arma para câmera quando disparou e atingiu Halyna Hutchins e o diretor Joel Souza. A hipótese por trás do acidente é a de que munição da arma não foi devidamente checada pelos profissionais responsáveis, mas a investigação policial ainda está em andamento.

Após o acidente fatal, o astro Alec Baldwin usou as redes sociais para lamentar o ocorrido e homenagear a diretora de fotografia: "Não há palavras para transmitir meu choque e tristeza sobre o trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada." Posteriormente, o astro deu uma entrevista em que falou sobre a relação com a diretora e fala sobre a investigação em andamento

+++LEIA MAIS: Petição pede fim de armas em sets após acidente fatal em filme com Alec Baldwin; entenda