Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Cinema / Curiosidade

Saltburn: Barry Keoghan diz que cena de sexo em cemitério foi improvisada

Intérprete de Oliver Quick em Saltburn, Barry Keoghan protagoniza uma das cenas mais polêmicas e bizarras do filme dirigido por Emerald Fennell

Cena bizarra do cemitério em Saltburn (Foto: Reprodução/Amazon Prime Video)
Cena bizarra do cemitério em Saltburn (Foto: Reprodução/Amazon Prime Video)

Lançado nos últimos dias de 2023, Saltburn rendeu muito assunto, especialmente pelas polêmicas e por ser bastante divisivo entre público e crítica. Uma das cenas mais conturbadas do filme dirigido por Emerald Fennell mostra Oliver Quick, personagem de Barry Keoghan, fazendo sexo em cemitério.

Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Saltburn, já disponível no Prime Video!

Na cena em questão, Oliver chora em cima do túmulo de Felix (Jacob Elordi). Ele se joga em cima da cova e começa a se esfregar. Em seguida, ele arranca toda a sua roupa e continua o ato, como se estivesse transando com a terra.

+++LEIA MAIS: Margot Robbie, produtora de Saltburn, não se chocou com cena da banheira

Durante entrevista à Variety, o ator revelou os bastidores das filmagens da cena, e como ela foi bastante improvisada. "No papel, ele não foi escrito para fazer isso. Mas eu queria ver o que realmente aconteceu, para onde eu levaria isso," afirmou. "Eu queria ficar confuso e deixar meu corpo mostrar o caminho. O que eu estou fazendo? Como posso me aproximar?"

Já em conversa com Entertainment Weekly, Keoghan revelou como, no roteiro, a ideia era que o seu personagem, Oliver, apenas enfiasse o dedo na cova, também de uma forma sexual, e beijasse o túmulo. Porém, no dia das filmagens, tudo mudou.

+++LEIA MAIS: Por que Saltburn é um dos filmes mais polêmicos do ano?

"Para mim, não era como se ele estivesse transando com o túmulo, era mais sobre o que não saber fazer com aquela obsessão. [Na cena] aquilo está me deixando confuso e me desumanizando de certa forma", declarou Keoghan. "Foi uma total descoberta para mim, eu acho. E foi triste. Foi muito, muito triste", ainda disse.

Na mesma conversa, Fennell ainda admitiu que a cena "é chocante, obscuramente engraçada e desconfortável", mas "tinha que ser um momento de profundo desespero, um momento de tristeza quase relacionável por causa desse amor não correspondido para sempre".

"As pessoas disseram: 'Ah, nós sabíamos o que ia acontecer. Por que precisávamos assistir?' E eu respondi: (...) 'Você tem que ficar desconfortável ao assistir. Você só pode entender se você assistir'", declarou.

+++LEIA MAIS: Barry Keoghan estava com receio de fazer cena completamente nu em Saltburn; entenda

A cineasta ainda disse que a performance de Keoghan na cena era tão boa que ela jamais a excluiria do filme: "Não havia a menor chance de a cena não estar no filme. Não havia a menor chance de eu ver uma performance com tão dedicação - uma expressão de luto e amor tão intensa quanto aquela - e não mostrá-la", afirmou. "Foi a coisa mais extraordinária que eu já vi."

Em Saltburn, conhecemos Oliver Quick, estudante universitário na Inglaterra, na década de 2000, que ue acaba desenvolvendo uma paixão obsessiva pelo aristocrata Felix Catton. Sem saber da obsessão do rapaz, Felix convida Oliver para passar um verão inesquecível com sua excêntrica família.

+++LEIA MAIS: Jacob Elordi elogia cena em que Barry Keoghan lambe seu sêmen em Saltburn: "Graças a Deus, é meu"

Além dos protagonistas, o elenco do filme ainda conta com Rosamund Pike (Garota Exemplar), Carey Mulligan (Maestro), Richard E. Grant (Todos Estão Falando Sobre Jamie), Paul Rhys (Napoleão), Archie Madekwe (Gran Turismo - De Jogador a Corredor), Sadie Soverall (Fate: A Saga Winx), Reece Shearsmith (Inside No. 9) e Gabriel Bisset-Smith (Passei por Aqui). Assista ao trailer: