The Challenge: Rússia envia elenco ao espaço para 1º filme rodado em órbita; entenda

Pela primeira vez, o cinema chegou fisicamente ao espaço com o filme russo The Challenge

Redação Publicado em 05/10/2021, às 20h40

None
Primeiro filme a ser filmado no espaço, The Challenge (Foto: Reprodução/Twitter)

O cinema chegou ao espaço! A Rússia enviou, pela primeira vez na história, uma equipe de três pessoas além do planeta Terra para as filmagens de The Challenge: o astronauta Anton Shkaplerov, a atriz Yulia Peresild e o produtor Klim Shipenko embarcaram em um foguete Soyuz rumo à Estação Espacial Internacional nesta terça, 5 de outubro (via Consequence Film).

Diversos filmes ao longo da história da indústria cinematográfica foram sobre a vida no espaço, como Ad Astra - Rumo às Estrelas (2019), Interestelar (2014), Gravidade (2013) e muitos outros, mas nenhum deles foi filmado fora do planeta Terra. A proposta de The Challenge é acompanhar uma cirurgiã (Peresild) quem vai à Estação Espacial para performar uma operação de emergência e salvar uma integrante da equipe em órbita. 

+++LEIA MAIS: Star Trek: William Shatner fará viagem espacial aos 90 anos

O foguete Soyuz MS-19 deixou o Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, na manhã de 5 de outubro e chegou à Estação Espacial Internacional três horas mais tarde, garantindo a segurança de todos os passageiros, de acordo com informações do The New York Times. O trio assegurou que se sentiam bem ao chegar e, em coletiva de imprensa antes da decolagem, Peresild revelou como o treinamento foi cansativo, mas "é um milagre, uma chance incrível," conforme informações da Associated Press.

O produtor Klim Shipenko tem experiência nos bastidores de filmes (e até participou de produções que envolviam os Cosmos), mas nada como TheChallenge. "Estamos esperando por isso há tanto tempo, agora sentimos como se estivéssemos em um sonho. Shkaplerov e outros dois astronautas russos — Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov — também estarão no longa. Após as filmagens no espaço, Shipenko completará o processo na Terra.

+++LEIA MAIS: O dia em que Jack White tocou o primeiro disco no espaço [FLASHBACK]