Tubarão: Steven Spielberg tem pesadelos com o filme até hoje; entenda

Além de deixar espectadores com medo, Tubarão faz Steven Spielberg ter pesadelos até hoje — mas por motivos bem diferentes

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 04/10/2021, às 21h22 - Atualizado em 12/10/2021, às 12h20

None
Pôster de Tubarão, filme de Steven Spielberg (Foto: Reprodução)

Clássico do cinema, Tubarão(1975) é um filme de suspense que deixou muitos espectadores com medo dos ataques do grande tubarão-branco. O diretor Steven Spielberg tem pesadelos com a produção até hoje — mas por motivos bem diferentes da maioria das pessoas. 

As filmagens de Tubarãocausaram um transtorno de estresse pós-traumático em Spielberg. O diretor tinha um cronograma de 55 dias para finalizar as filmagens - contudo, as gravações atrasaram e levaram 159 dias para serem concluídas. 

+++ LEIA MAIS: Por que Steven Spielberg 'sentiu que precisava' dirigir sequências de Jurassic Park?

Com o enorme atraso, o diretor achou que havia acabado com a carreira no cinema. Em entrevista à EW, Spielberg contou que, para lidar com o trauma causado pelas filmagens, precisou retornar ao barco de Quint muito tempo após as gravações e detalhou que teria pesadelos em que estaria encarregado do filme de novo, o que o deixava ansioso ao acordar.

Spielberg era um diretor jovem na época, e o medo de precisar encerrar a carreira ao não conseguir lidar com uma produção de grande escala lhe causou um ataque de pânico, de acordo com a People

+++ LEIA MAIS: Tubarão: Como filme seria se fosse feito hoje? Steven Spielberg responde

A experiência foi traumatizante para Spielberg — mas rendeu ótimos resultados para a carreira dele, lançando o diretor ao estrelado em Hollywood. 

Steven Spielberg: uma jornada de sucesso 

Durante a infância, Steven Spielberg amava rodar filmes caseiros com as irmãs e, aos 16 anos, fez o primeiro filme oficial em uma câmera Super-8. Aos 22, lançou Amblinno Festival de Veneza, sua estreia profissional oficial.

+++ LEIA MAIS: E.T. O Extraterrestre: Roteiro surgiu durante filmagens de outro sucesso de Steven Spielberg; entenda

Em 1975, Tubarãoo lançou ao estrelato — e, logo seguiram outros, como Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Indiana Jones(1981), E.T. (1982) e Poltergeist (1982), entre diversos outros. Com 36 filmes no currículo, é o diretor que mais aparece na lista de 100 Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos do American Film Institute.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Steven Spielberg 🌎 (@stevenspielbergfans)