Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Copa do Mundo 2022: TV Globo revela detalhes de transmissão extensa e com diversidade

À convite da TV Globo, Rolling Stone Brasil participou de coletiva de imprensa com novos detalhes sobre a transmissão da Copa do Mundo 2022 pela empresa

Felipe Grutter Publicado em 20/09/2022, às 19h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Logo da TV Globo (Foto: Divulgação) e troféu da Copa do Mundo (Foto: Stuart Franklin/Getty Images)
Logo da TV Globo (Foto: Divulgação) e troféu da Copa do Mundo (Foto: Stuart Franklin/Getty Images)

Um dos eventos mais aguardados de 2022 é a Copa do Mundo de futebol, a qual será realizada no Catar, no Oriente Médio. Na televisão aberta e fechada, quem cuidará da transmissão é a TV Globo, que fez coletiva de imprensa para divulgar novos detalhes de como será realizado o trabalho.

Responsável por realizar a transmissão do campeonato desde 1970, ano no qual o Brasil foi o grande vencedor, Globo contará com uma equipe de mais de 500 funcionários (parte no Brasil, parte diretamente do próprio Catar) e terá conteúdo da Copa do Mundo 2022, a qual acontece entre 20 de novembro e 18 de dezembro, na TV aberta, SporTV (canal fechado), no portal ge e serviço de streaming Globoplay.

+++LEIA MAIS: Taylor Swift é ‘amuleto da sorte’ do Corinthians? Entenda a relação da cantora com time de futebol

Na coletiva, Renato Ribeiro, diretor de esportes da Globo, comentou a importância do torneiro no Brasil. "A Copa do Mundo é muito importante pros brasileiros. Copa é um cheiro, gosto, e música que remete à emoção de cada um." O executivo também explicou como o evento vai unir o país "três semanas após eleições polarizadas."

Em seguida, Joana Thimóteo, diretora de eventos esportivos da Globo, falou um pouco mais sobre o conteúdo das transmissões. Na TV aberta, serão transmitidos 56 dos 63 jogos oficiais - com quatro partidas por dia, cerca de 160 horas no total. No SporTV, o conteúdo terá um foco para quem é apaixonado e aficionado por futebol, enquanto a programação do canal vai das 6h até meia-noite pelo horário de Brasília. Já o ge será voltada para notícias quentes e tudo que for novidade.

+++LEIA MAIS: Robbie Williams canta sucessos da carreira na abertura da Copa do Mundo 2018

Vale destacar o Globoplay, o qual contará com transmissões diferenciadas, mais humoradas e diárias comandadas por Tiago Leifert - com a primeira hora totalmente gratuita para quem não assina o streaming. Além disso, a empresa focará bastante na tecnologia, disponibilizando transmissões em 4k na plataforma e operadoras parceiras - algumas dessas tecnologias foram testadas e usadas na cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

[Essa] Copa é de todos para todos. A gente acredita de forma eficaz que precisamos ter a cara do Brasil em nossas telas, em todas plataformas," afirmou Joana Thimóteo.

Algumas novidades são um programa comandado por Alex Escobar e participações da cantora Jojo Todynho, do ex-jogador de futebol Fred e o comediante Marcelo Adnet. Grandes nomes do esporte também participarão das transmissões, como Formiga, Hernanes, Grafite, Zé Roberto e Roger Flores.

+++LEIA MAIS: Liam Gallagher diz que Inglaterra vencerá Copa do Mundo após perder Eurocopa: 'Está tudo bem'

No elenco, foram confirmados nomes bastante conhecidos na TV Globo e emissoras da empresa: Galvão Bueno, Luiz Carlos Jr, Cleber Machado, Everaldo Marques, Luis Roberto, Gustavo Villani, Milton Leite, Caio Ribeiro, Ledio Carmona, André Rizek, Felipe Andreolli, entre outros.

Copa do Mundo 2022 na TV Globo abraçará diversidade

Pela primeira vez na empresa, uma mulher narrará um jogo de Copa do Mundo: Natalia Lara comandará jogos no SporTV. Além disso, a jornalista Ana Thaís Matos será a primeira comentarista mulher a cobrir os jogos da Seleção Brasileira. Outros destaques vão para Formiga, Renata Mendonça, Renata Silveira e Tamires.

+++LEIA MAIS: Neymar - O Caos Perfeito: 4 curiosidades sobre documentário da Netflix: referência ao Batman e Coringa, título e mais [LISTA]

A última Copa do Mundo de Galvão Bueno

Um dos maiores narradores da história do Brasil, Galvão Bueno se aposentará do cargo após a Copa do Mundo 2022 no Catar. Ou seja, o último jogo dele será a final no dia 18 de dezembro - e tomara que a Seleção Brasileira esteja na disputa. Porém, o apresentador garantiu que ainda fará participações em alguns programas da empresa nos próximos anos.

Essa será a 13ª Copa do Mundo de Bueno, quem narrou o Brasil campeão do torneio em 1994 e 2002. Além disso, o narrador confirmou como o Globoplay produz um documentário sobre ele, tanto na vida profissional quanto pessoal.

+++LEIA MAIS: Elton John parabeniza Jake Daniels por ‘mudar a cara do futebol’ ao se declarar gay