Morre Gilberto Braga, autor das novelas Dancin’ Days, Vale Tudo e mais, aos 75 anos

O carioca Gilberto Braga é considerado um dos maiores nomes da telenovela brasileira, e morreu na noite de terça, 26

Redação Publicado em 27/10/2021, às 10h28

None
Gilberto Braga (Divulgação/Globo)

Gilberto Braga, o autor por trás de importantes novelas da história da televisão brasileira, morreu na noite de terça, 26, no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Responsável por sucessos como Dancin’ Days e Vale Tudo, tinha 75 anos e faria aniversário na segunda, 1º de novembro.

Conforme noticiou O Globo, Gilberto Braga estava internado desde sexta-feira, 22 de outubro, e não resistiu às complicações após ter uma perfuração no esôfago e sofrer com uma infecção sistêmica. Sobrinho do autor, Bernardo Araújo informou que o tio enfrentava uma série de problemas de saúde, como Mal de Alzheimer.

+++LEIA MAIS: Carolina Dieckmann diz que personagem 'seria cancelada' se Laços de Família fosse transmitida hoje em dia

Nas redes sociais, diversos astros lamentaram a morte do autor, como a icônica atriz Zezé Motta; confira: 

Trajetória de Gilberto Braga

Nascido no Rio de Janeiro em 1945, Gilberto Braga cursou a faculdade de Letras, trabalhou como professor da escola Aliança Francesa e, em seguida, aproximou-se do trabalho artístico ao atuar como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo.

+++LEIA MAIS: 4 curiosidades sobre Verdades Secretas: de Emmy a finais reescritos [LISTA]

Segundo informações do Estado de Minas, Braga fez a estreia de autor em um episódio do programa Caso Especial, na época, transmitido na Globo. Em seguida, começou a trabalhar com telenovelas ao dividir a autoria de Corrida do Ouro (1974) com Lauro César Muniz e Janete Clair.

A partir de então, foi autor de grandes novelas da televisão brasileira, como Escrava Isaura, Dancin’ Days, Vale Tudo e Celebridade. Outro sucesso de Gilberto Braga foi a icônica Paraíso Tropical, protagonizada por Alessandra Negrini, Camila Pitanga e Wagner Moura, além de ser indicada ao Emmy Internacional de Melhor Novela em 2008.

+++LEIA MAIS: 8 frases icônicas de Carminha, personagem de Adriana Esteves em Avenida Brasil

Ganham destaque no trabalho de Gilberto Braga os icônicos vilões das tramas. Em Vale Tudo, a Odete Roitman vivida por Beatriz Segall foi eternizada — assim como o principal mistério da novela: Quem matou a personagem? Outra grande vilã é a vingativa Júlia, interpretada por Sônia Braga em Dancin’ Days.