Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder: 4 curiosas teorias sobre a série [LISTA]

Baseada na obra de J.R.R. Tolkien, a série tem despertado a curiosidade dos fãs, principalmente quanto à identidade de alguns personagens

Pamela Malva Publicado em 15/09/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Estranho, Halbrand e Adar em Anéis de Poder (Foto: Divulgação)
O Estranho, Halbrand e Adar em Anéis de Poder (Foto: Divulgação)

[ATENÇÃO: Contém spoilers de O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder]

Inspirada nos livros de J.R.R. Tolkien, a série O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder estreou recentemente na Amazon Prime Video, chamando atenção dos fãs. Com três episódios já disponíveis, então, a produção tem sido alvo de diversas teorias.

Acontece que, ambientados na Terra-Média durante a Segunda Era, os acontecimentos da nova série se passam em um período anterior ao dos romances. Dessa forma, alguns dos personagens de Anéis de Poder ainda são desconhecidos e misteriosos.

Com narrativas dos livros de Tolkien já bastante desenvolvidas de um lado, e novos nomes que ainda não se conectam com a história original do outro, os fãs da saga tem criado diversas teorias na tentativa de unir todos os pontos da trama apresentada até agora.

+++LEIA MAIS: Os Anéis do Poder: 5 curiosidades sobre a nova série do Prime Video

Confira 4 das mais curiosas e bizarras teorias criadas pelos fãs de Anéis de Poder:

A verdadeira identidade do Estranho

Logo no final do primeiro episódio da série, Nori (Markella Kavenagh) e Poppy (Megan Richards) são pegas de surpresa quando um meteoro cai na Terra. Curiosas, as duas decidem investigar o fenômeno e, durante a aventura, dão de cara com um homem misterioso, completamente desconhecido pelos fãs de Tolkien.

Interpretado por Daniel Weyman, o curioso personagem é apelidado apenas como O Estranho durante a narrativa. Por isso, inclusive, surgiram diversas teorias sobre qual seria a identidade do personagem no universo dos livros de Senhor dos Anéis.

Estranho como Gandalf

Para alguns fãs, faria sentido que Estranho fosse o mago Gandalf, que surgiu na narrativa durante a Terceira Era. Antigamente conhecido como Olórin, um espírito Maiar, Gandalf foi enviado para a Terra Média para combater o vilão Sauron.

Estranho como Sauron

Contrária à anterior, esta teoria afirma que O Estranho é o próprio Sauron. Considerado um dos maiores vilões de Senhor dos Anéis, ele aparece em Anéis de Poder disfarçado de Annatar. Com o objetivo de tornar-se o Lorde das Trevas, ele cria o Um Anel para controlar os Anéis de Poder. Sabe-se, então, que Sauron aparecerá na série em algum momento — resta saber se ele foi apresentado, ou não, através de um meteoro.

+++LEIA MAIS: Os Anéis de Poder ignoraram sugestões de Jeff Bezos para o roteiro


Identidade de Halbrand

Tão misterioso quanto O Estranho, Halbrand é outro personagem que tem despertado a curiosidade dos fãs, já que não é explorado na trilogia original de Senhor dos Anéis. No segundo episódio da série, Galadriel (Morfydd Clark) acredita que Halbrand é o rei das terras do sul, devido ao símbolo que ele traz consigo em seu pescoço.

Alegando que sacou o colar de um homem morto depois que seu lar foi atacado por orcs, todavia, o homem nega sua suposta descendência daqueles que se aliaram à Melkor/Morgoth na Primeira Era. Dessa forma, sobram dúvidas sobre a identidade do personagem.

Halbrand como Sauron

Por enquanto, a série não indicou se Halbrand será aliado ou irá se opor a Sauron na trama. Ainda assim, teóricos pontuam que o homem misterioso pode ser o próprio vilão, já que, quando retorna na Segunda Era, Sauron apresenta-se como Annatar, o Senhor dos Presentes — e Halbrand dá presentes em duas ocasiões durante a série.

+++LEIA MAIS: Senhor dos Anéis: ator celebra diversidade em Anéis de Poder: 'estamos contando a história agora'


Quem é Adar?

Apresentado no terceiro episódio da série, o misterioso Adar tem uma caracterização diferente da dos outros Orcs e conta com semelhanças com os Elfos. E, apesar de poucos detalhes terem sido revelados sobre o personagem, sabe-se que Adar é um vilão que insurge como líder dos Orcs e será uma das grandes ameaças da narrativa ao lado de Sauron e das forças das trevas que se erguem na Terra-Média.

Pai dos elfos

Seguindo o dicionário de sindarin, uma das línguas criadas por Tolkien, a etimologia de Adar provavelmente significa “pai”. Isso pode ser deduzido do nome élfico de Tom Bombadil, Iarwain Ben-adar, que significa “mais velho e sem pai”, segundo o ScreenRant.

Considerando que o antagonista é o líder dos orcs, é provável, então, que Adar afirme ser “pai” dos Orcs, implicando ser o servo de Morgoth responsável pela criação dos orcs em O Senhor dos Anéis, o que também ligaria Adar com uma das várias máscaras vestidas pelo Lorde dos Presentes, que enganou os elfos de Eregion e os guiou para criar os Anéis de Poder.

Entretanto, isso não impede que Adar seja, de fato, pai de alguém, levando em conta que o pai de Theo (Tyroe Muhafidin) não pode ser visto em nenhum lugar. Teorias apontam que Adar pode ter sido corrompido por desejos sombrios que o transformaram em um dos servos de Morgoth e de Sauron, o que ajudaria a explicar o motivo de Theo ter encontrado a misteriosa espada e ter consagrado uma conexão com o perigoso objeto.