What If...? tem despedida que Viúva Negra merecia; entenda

Despedida de Natasha Romanoff em Vingadores: Ultimato (2019) e Viúva Negra (2021) foi bastante criticada, mas What If...? consegue reverter

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 07/10/2021, às 10h02

None
Scarlett Johansson como Natasha Romanoff em Viúva Negra (Foto: Divulgação/Disney)

Viúva Negra, interpretada por Scarlett Johansson, foi uma das primeiras personagens a ter importância no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), mas a despedida dela na franquia foi bastante criticada. A heroína morreu em Vingadores: Ultimato (2019), mas a última produção com ela foi Viúva Negra (2021). Segundo CBR, o final de What If...? fez um encerramento adequado para Natasha Romanoff.

No final de "What If... Ultron Won?," Natasha foi a última sobrevivente na Terra após o vilão eliminar toda a população. Tudo ficou sombrio quando a personagem ficou completamente sozinha, mas Vigia (Jeffrey Wright) enviou os Guardiões do Multiverso para destruir Ultron - e isso salvou a heroína.

+++LEIA MAIS: What If...?: Série animada prepara o MCU para Vingadores 5?

Então, Viúva Negra bola um plano de roubar a Joia da Alma das mãos dos Guardiões do Multiverso, com intuito de parar Ultron. Porém, a personagem se junta ao grupo após intervenção de Capitã Carter. A partir daí, Natasha planeja destruir o vilão ao atirar no olho com uma flecha, cuja ponta possui o vírus Arnim Zola, criado por Clint Barton.

O plano é bem-sucedido, e o momento no qual a heroína atira a flecha no olho de Ultron acontece de maneira bonita. Com ajuda de Capitã Carter, Viúva Negra reescreve o código do antagonista após acertar a flecha. Além de vingar a morte de Clint Barton, a personagem também salva todo multiverso da destruição.

+++LEIA MAIS: What If…?: Fase 4 do MCU vai ganhar mais destaque na 2ª temporada, revela criadora

No entanto, a história de Natasha Romanoff não termina aí. Na cena final do episódio, os Guardiões do Multiverso recebem as respectivas tarefas e são enviados de volta aos universos de cada um, mas a heroína se recusa. Afinal, é a última pessoa conhecida na Terra e perdeu o melhor e último amigo.

Por conta disso, Vigia dá a Natasha outra opção: levá-la ao universo no qual Vingadores perderam Natasha Romanoff. Ela aceita e parte para ser a Viúva Negra desta realidade, nocauteando Loki com um chute e subjugando-o com a Joia da Mente. Para CBR, essa é uma homenagem fantástica à personagem, porque reconhece as conquistas dela no grupo.

+++LEIA MAIS: What If…?: 4 Easter eggs incríveis do episódio 9 - Elvis Presley, passagem bíblica e mais [LISTA]

Como o site explicou, considerando o quão controverso foi o destino de Viúva Negra em Ultimato, o final de What If...? é uma correção necessária, a qual permite a personagem continuar como uma heroína em uma nova vida.