Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

'Batalha' de composição de música entre humanos e IA está chegando, diz Sting

Sting comparou composição de música com IA a assistir filme com computação gráfica

Redação Publicado em 18/05/2023, às 08h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sting (Foto: Andrew Toth / Getty Images)
Sting (Foto: Andrew Toth / Getty Images)

Responsável por hits como "Fields of Gold," "Shape of My Heart" e "Englishman In New York," Sting opinou como estamos prestes a presenciar uma "batalha" de composição de música entre humanos e Inteligência Artificial (IA).

Durante entrevista à BBC, o artista falou sobre o aumento crescente de composições feitas por IA - e como acredita que essa tecnologia nunca poderá replicar músicas escritas por seres humanos. "Os blocos de construção da música pertencem a nós, aos seres humanos," afirmou.

Essa será uma batalha que todos teremos de travar nos próximos anos: defender nosso capital humano contra a IA.

+++LEIA MAIS: Sting acredita que todas as bandas extintas deveriam se reunir ao menos 'uma vez'

Além disso, o cantor explicou como a tecnologia "não me impressiona em nada," e ainda comparou com "a maneira como assisto a um filme com CGI (computação gráfica)." "Fico imediatamente entediado quando vejo uma imagem gerada por computador," continuou.

Imagino que sentirei o mesmo sobre a criação de música com IA… talvez para dance music eletrônica funcione. Mas para músicas, você sabe, expressando emoções, não acho que vou me emocionar com isso.