Como Chico Buarque deu o nome a banda Radiohead

Com a expressão 'Radio Cabeça', Chico Buarque influenciou artistas internacionais

Fernanda Decaris Publicado em 25/06/2022, às 13h00 - Atualizado às 18h38

None
Chico Buarque e Thom Yorke. (Foto: RollingStoneBr/GettyImages)

Na canção “O Último Blues”, Chico Buarque usa a expressão "Rádio Cabeça" para nomear a imaginação do personagem na letra, que vê a cena de uma mulher dançando blues em seu quarto.

Na época, o vocalista David Byrne, da banda Talking Heads, ouviu a canção e adorou a expressão. No ano seguinte, escreveu a música “Radio Head” do disco True Story  (1986).

Anos mais tarde, em 1991 na Inglaterra, uma banda chamada “On a Friday”, começava a fazer sucesso. Após os integrantes se encontrarem com o representante da gravadora e assinarem um contrato de seis discos, foi pedido para que o nome do grupo fosse mudado. A banda passou a se chamar Radiohead, inspirado no título da canção dos Talking Heads. E assim surge uma influência indireta do cantor brasileiro com a banda britânica.

+++LEIA MAIS: Marieta Severo relembra ditadura militar e censura contra Chico Buarque: ‘É insuportável viver sem democracia’

A história foi contada pelo próprio Chico Buarque em entrevista à Rolling Stone Brasil em 2011. Ao ser perguntado sobre a música brasileira fora do país, Chico afirma que sua influência internacional existe de outra forma. A declaração contada em entrevista veio de uma partida de futebol em Lisboa, onde Phil Selway, baterista do Radiohead, estava presente.

Selway ficou no banco de reservas e Chico Buarque disse: "Escuta, não fica aí de cara feia porque o nome da sua banda é roubado de uma música minha."

O cantor ainda explica: "O David Byrne [Talking Heads] ouviu a 'rádio cabeça' que contém o verso 'na Rádio Cabeça', quando foi lançado o disco Ópera do Malandro(1985). Ele esteve aqui e cantou 'A Volta do Malandro' no Canecão. Ele deve ter achado que era uma expressão que se usava muito no Brasil e fez a música lá dele 'Radio Head', de True Stories (1986), que deu origem ao Radiohead." 

+++LEIA MAIS: Queen: Ditaduras na América do Sul quase impediram shows da banda em 1981


Radiohead muda de nome

Desde o oitavo álbum, A Moon Shaped Pool(2016) a banda passou por hiatos e não houve novos trabalhos. Apenas durante a quarentena da pandemia do Covid-19, em 2020, os integrantes se reuniram para fazer algumas apresentações ao vivo transmitidas pelo YouTube

Em maio deste ano, Tom Skinner (baterista), Thom Yorke (vocalista) e Greenwood (guitarrista) formaram o The Smile e lançaram o disco A Light for Attracting Attention (2022) como um projeto paralelo. O álbum traz  um rock vigoroso, violento, que há muito tempo não saia do universo do Radiohead

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Smile (@thesmiletheband)