Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Opinião

Damon Albarn sobre o uso da IA pelos Beatles: “Pode haver centenas de músicas minhas lançadas após a minha morte”

Vocalista do Blur e do Gorillaz defendeu o uso da tecnologia para os músicos, alegando que o recurso “é uma boa oportunidade para todos”

Redação Publicado em 11/12/2023, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Damon Albarn, vocalista do Blur e do Gorillaz (Foto: Getty Images)
Damon Albarn, vocalista do Blur e do Gorillaz (Foto: Getty Images)

Responsável por bandas como Blur e Gorillaz, Damon Albarn compartilhou seus pensamentos sobre o uso de Inteligência Artificial na indústria musical, especialmente sobre o lançamento do novo single dos Beatles.

Durante entrevista à revista francesa Les Inrockuptibles (via NME), Albarn acha que a mesma tecnologia poderia até ser aplicada à sua voz um dia.

+++ LEIA MAIS: 'Vamos precisar de mais drogas para lidar com a Inteligência Artificial', diz Damon Albarn, do Blur

“Inicialmente, era John Lennon sozinho em seu apartamento cantando uma música”, disse ele sobre 'Now And Then'. “Não acho que fosse para atingir esse nível de exposição. Mas você sabe, é uma boa oportunidade para todos. Ouvi dizer que algumas compilações serão relançadas. Então, pode não ser o último.”

É uma questão de escala: se um número suficiente de pessoas estiver interessada, poderão haver centenas de músicas minhas lançadas após a minha morte, incluindo músicas que eu nunca teria querido lançar. 

+++ LEIA MAIS: Rolling Stones 'pioraram' ao longo do tempo, diz Damon Albarn

Descrita e divulgada como "última música" da história dos Beatles, "Now and Then" só foi lançada com auxílio de Inteligência Artificial (IA), responsável por extrair vocais de John Lennon de uma demo antiga, permitindo que Paul McCartney e Ringo Starr completassem a música.

Após o lançamento, "Now and Then" liderou as paradas do Reino Unido e foi o 18º single do Fab Four a atingir o topo das tendências musicais - o último foi "The Ballad Of John And Yoko" (1969).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!