Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

De Lollapalooza a Primavera Sound: Gastos com shows e festivais dispara no Brasil em 2022

Segundo recente pesquisa, os gastos dos brasileiros com shows e festivais apresentaram uma alta de 939%; entenda

Redação Publicado em 18/11/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Djonga (Foto: @RafaelStrabelli)
Djonga (Foto: @RafaelStrabelli)

O setor de entretenimento brasiliero teve de encarar uma longa jornada para voltar a se aquecer em 2022, após dois anos de pandemia. Foram, afinal, meses de estagnação, sem a possibilidade de realização de shows, festivais ou demais eventos. Por sorte, segundo recente pesquisa do Banco Itaú, os gastos do público com shows disparou no período que ficou conhecido como o "ano dos festivais".

Divulgada recentemente pelo banco, a Análise do Comportamento de Consumo comparou o cenário do setor de entretenimento no terceiro trimestre de 2022 com o mesmo período do ano anterior. E, de acordo com a pesquisa, os brasileiros apresentaram uma alta de 939% no valor gasto com ingressos.

+++LEIA MAIS: Preço para ver Coldplay e Lollapalooza em SP pode chegar a R$ 6,8 mil

É interessante pontuar que, segundo a pesquisa, a disparada nos gastos também impactou outros setores da economia brasileira. Considerando que, no caso de alguns festivais, os fãs tiveram de viajar longas distâncias, a alta também movimentou os setores de hotelaria, transporte e alimentação.

Isso tudo porque, muito além dos clássicos festivais com os quais o público já está acostumado, como o Lollapalooza — que atraiu 300 mil pessoas para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em 2022 —, o Brasil também recebeu novos formatos neste ano. Mesmo que em sua primeira edição no país, o espanhol Primavera Sound, por exemplo, mobilizou uma enorme quantidade de fãs em novembro.

+++LEIA MAIS: The Town, festival em São Paulo, revela novas datas


Repercussão do Primavera Sound no mundo

Em sua terceira passagem pelo Brasil, Lorde se apresentou na estreia do Primavera Sound em São Paulo no domingo, 07 de outubro. Natural da Nova Zelândia, a cantgora chamou atenção da mídia internacional com sua participação especial. Saiba mais sobre o show da artista clicando aqui.

+++LEIA MAIS: Primavera Sound: Artista responsável pela maquiagem de Björk tem mala extraviada e recebe ajuda de brasileiro