Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Do carnaval às eleições: Conheça o cantor por trás do hit "Vai Dar PT"

Lançada em 2017, "Vai Dar PT" voltou a fazer sucesso durante as eleições presidenciais de 2022, mas não tem qualquer relação com política; entenda

Pamela Malva • Publicado em 24/10/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MC Rahell (Foto: Divulgação)
MC Rahell (Foto: Divulgação)

Em meados de 2017, o Canal KondZilla publicou pela primeira vez o clipe da famosa faixa “Vai Dar PT”. No ano seguinte, a música tornou-se um hino do Carnaval e, em 2022, voltou a chamar atenção, dessa vez em um contexto completamente diferente, em meio às eleições presidenciais.

Lançada cinco anos atrás, a música conta com mais de 200 milhões de streams e chegou a ser gravada por artistas como Kevinho, Wesley Safadão, Aviões do Forró, Ludmilla e Léo Santana — cuja versão, inclusive, é uma das mais conhecidas. No Youtube, o clipe tem mais de 61 milhões de visualizações.

Ainda assim, por mais que o sucesso da faixa possa ter parecido repentino na época, seu compositor já esperava pela fama. Hoje aos 32 anos, Lucas Rafael Santos Lima, mais conhecido como MC Rahell, afirma que “sabia que [a música] ia explodir”, uma vez que já tinha certa noção de seu potencial.

+++LEIA MAIS: Paramore: por onde anda Aline, fã que subiu no palco com a banda em 2014

Anos depois de seu lançamento, “Vai Dar PT” curiosamente voltou a chamar atenção na internet, principalmente por trazer um verso que, para os apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT), pode incitar a vitória de políticos do grupo — principalmente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorrendo ao segundo turno das eleições presidenciais contra o presidente Jair Bolsonaro.

É importante pontuar, no entanto, que, quando foi escrita, “Vai Dar PT” não apenas tinha um sentido completamente diferente do utilizado hoje em dia, como ainda passava bem longe da política. Em seus versos, a faixa, na verdade, narra a noite em que uma jovem de 17 anos vai para uma festa “a fim de se envolver” e, dentro desses termos, traz a sigla “PT” no sentido da expressão “perda total”.

Ainda assim, tamanho foi o retorno da música ao topo das paradas que sua audiência aumentou significativamente em relação aos outros anos. No dia em que foram realizadas as votações para o primeiro turno das eleições, por exemplo, a versão de Léo Santana da música chegou ao 152º lugar nas paradas do Spotify, enquanto a versão de MC Rahell ficou em 154º lugar, segundo a equipe do cantor.

Confira, abaixo, a versão original de "Vai Dar PT", lançada por MC Rahell em 2017:

+++LEIA MAIS: Jornalista investiga origens do funk em novo documentário: 'Funk é revolução' [EXCLUSIVA]

Mas quem é MC Rahell?

Nascido na comunidade do Morro das Pedras, na Zona Oeste de Belo Horizonte — região que o cantor, inclusive, citou na letra de “Vai Dar PT” —, MC Rahell aprendeu a cantar quando ainda era muito jovem. Aos 9 anos, por exemplo, passou a fazer parte do coro da igreja evangélica que frequentava e, mais tarde, conheceu e se apaixonou pelo funk.

Já na época em que criou “Vai Dar PT”, Lucas trabalhava como garçom em um restaurante na Zona Sul de Belo Horizonte e tinha o sonho de cantar em uma boate famosa na capital mineira. “Eu falava para os meus clientes no restaurante: fiz essa música e tenho certeza que vai estourar", lembra o artista.

Para Juninho Ribeiro, sócio da Oráculo Music, empresa que agencia MC Rahell, trabalhar com o cantor tem sido uma grande experiência. “É muito interessante, ele é um grande autor, sempre tem composições maravilhosas, letras inteligentes e ao mesmo tempo engraçadas, que consegue transmitir vivências do cotidiano da maioria das pessoas, como, amor, traição, diversão e claro, PTs”, afirmou ele.

+++LEIA MAIS: Meme 'Deixa baixo' foi criado no improviso, diz funkeira

Hoje em dia, cinco anos após o lançamento da famosa música, MC Rahell vive em São Paulo, não trabalha mais como garçom e, com a Warner Chappell Music como sua editora, vive da própria música. E, enquanto acompanha o recente retorno de “Vai Dar PT” para as paradas musicais, o cantor continua criando novas faixas, sempre com os olhos abertos para novos sucessos.

“Estamos trabalhando muito e vejo algumas possibilidades de estourar mais música em breve. No momento, estamos vivendo esse sucesso de ‘Vai Dar PT’ por causa da política, mas a certeza que tenho é que vai dar funk e vai dar MC Rahell por todo o país”, afirmou o cantor.

+++LEIA MAIS: The Puro: Noel Hogan e Mell Peck afastam comparações com The Cranberries: 'Não tentamos substituir alguém' [ENTREVISTA]