Kirk Hammett, do Metallica, revela por que Kurt Cobain não quis fazer turnês de 1992 com o Guns N' Roses

Kirk Hammett falou sobre as tentativas de convencer o líder do Nirvana a participar da turnê

Redação Publicado em 22/06/2022, às 10h40

None
Pôster Metallica e Guns N' Roses (Fotos: Reprodução)

O ano era 1992 quando o Metallica e o Guns N’ Roses fizeram uma turnê em conjunto pela América da Norte. No entanto, a turnê não estava completa, já que o Nirvana também deveria fazer parte das apresentações. 

Em entrevista ao NME, Kirk Hammett lembrou ter feito o possível para que KurtCobain, Krist Novoselic, Dave Grohl e Pat Smear fossem a atração de abertura pelos shows em solo norte-americano.

+++ LEIA MAIS: Queen: O que Brian May achou de participação em disco do Guns N' Roses?

À época todos já sabiam que o grupo que encabeçou o levante do grunge não simpatizava com a banda de Axl Rose, especialmente Cobain, que discordava dos ideais machistas e do estilo agressivo do Guns N' Roses

Telefonei para Kurt tentando convencê-lo. Ele respondeu que não gostava do que o Guns N’ Roses representava. Pedi que não ligasse para isso, apenas fosse lá como o Nirvana e fizesse sua parte

+++ LEIA MAIS: Por que Elton John sofreu com Nirvana e Guns N' Roses? [FLASHBACK]

O guitarrista do Metallica insistiu, porém, não deu certo. “Cheguei a implorar, mas ele realmente não queria. Teria sido ótimo. Mas o Faith No More assumiu a função e foi incrível, de qualquer modo.”


Guns N’ Roses e Metallica em turnê

A turnê rendeu 26 shows, realizados em estádios entre julho e outubro daquele ano. O momento mais memorável acabou sendo uma situação negativa. Durante o show do Metallica em Toronto, Canadá, o vocalista e guitarrista James Hetfield sofreu graves queimaduras após um acidente com pirotécnica.

O Guns N’ Roses veio na sequência e tocou apenas 9 músicas, se retirando após Axl alegar problemas de garganta – que realmente haviam feito com que datas anteriores precisassem ter sido remarcadas – e dificuldades com os monitores de palco. 

+++ LEIA MAIS: Quais as maiores lembranças de Lars Ulrich da turnê do Metallica com o Guns N' Roses em 1992?