Milton Nascimento anuncia turnê 'A última sessão de música' em tom de despedida; entenda

Milton nascimento completa 79 anos nesta terça, 26, e usou as redes para anunciar a turnê A última sessão de música

Redação Publicado em 26/10/2021, às 15h39

None
Milton Nascimento em Tel Aviv (Foto:Reprodução/Facebook)

Milton Nascimento usou as redes sociais nesta terça, 26, dia do aniversário de 79 anos, para anunciar a turnê A última sessão de música. A divulgação, contudo, tem um tom de despedida: segundo informações do G1, a série de shows pode ser a última na carreira do artista.

Para fazer o anúncio, Milton Nascimento publicou um vídeo animado de um trem ao som de “Encontros e Despedidas”, parceria com Fernando Brant lançada em 1981. Ao final do vídeo, idealizado pelo filho do artista, Augusto Nascimento, os dizeres “Milton Nascimento - A Última Sessão de Música — 2022” aparecem na tela.

+++LEIA MAIS: Quais brasileiros já foram indicados ao Grammy? De Gilberto Gil a Milton Nascimento [LISTA]

A letra da música, apresentada no vídeo por meio da gravação da voz de Milton, potencializa o tom de despedida: “São só dois lados da mesma viagem/ O trem que chega/ É o mesmo trem da partida/ A hora do encontro é também despedida/ A plataforma dessa estação/ É a vida desse meu lugar.”

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Milton Nascimento (@miltonbitucanascimento)


Não há mais informações sobre a turnê, mas a sensação de despedida intrínseca ao anúncio fica evidente. O jornalista Mauro Ferreira, do G1, afirma que, apesar de o músico não falar publicamente sobre se tratar de um adeus dos palcos, a turnê com início para 2022 deve ser, de fato, a despedida de Milton Nascimento da vida de estrada. 

+++LEIA MAIS: Milton Nascimento e Criolo reinventam ‘Não Existe Amor em SP’ de modo emocionante para ajudar pessoas vulneráveis da cidade

"Salvo mudanças de planos (não tão incomuns em artistas que anunciam saídas de cena após turnês...), a hora do (re)encontro do público com Milton Nascimento em 2022 será também despedida," escreveu o jornalista.

O ícone Milton Nascimento

Cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Milton Nascimento completa 80 anos em 2022 e é considerado um dos mais influentes artistas da música popular brasileira. Ele é responsável por grandes sucessos, como a canção “Encontros e Despedidas”, “Maria, Maria”, “Caçador de Mim” e mais.

+++LEIA MAIS: 7 de setembro: Milton Nascimento, Tico Santa Cruz e mais se pronunciam contra Bolsonaro

Nascido no Rio de Janeiro, Milton Nascimento tem 34 discos gravados, incluindo trabalhos solos, coletâneas e álbuns feitos em grandes parcerias, como Gilberto Gil, Lô Borges, Orquestra Jazz Sinfônica e mais.

Ainda, Milton Nascimento integrou o Clube da Esquina, movimento artístico iniciado em Minas Gerais e conhecido pela inovação sonora, importância para a Música Popular Brasileira e influência para músicos de diversos países.