Morre Don Everly, da dupla Everly Brothers, aos 84 anos

Pioneiro do country rock, Don Everly, dos Everly Brothers, morreu no último sábado, 21 de agosto

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 23/08/2021, às 17h18

None
Everly Brothers (Foto: Divulgação/Warner Records)

Don Everly, da dupla pioneira The Everly Brothers, morreu no último sábado, 21 de agosto, aos 84 anos. Ao lado do irmão Phil — quem morreu em 2014, aos 85 anos —, tornou-se um pioneiro no gênero country rock americano. Don estava em sua casa em Nashville, no estado de Tennessee (EUA), e o ocorrido foi confirmado por um familiar ao Los Angeles Times, mas, a causa da morte não foi revelada.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by The Everly Brothers-Official (@everlybrothersofficial)

 

Os Everly Brothers fizeram muito sucesso na década de 1960: foram alguns dos primeiros nomes a figurar o Hall da Fama do Rock, em 1986, junto a artistas como Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis. Além disso, o duo recebeu um Grammy pela carreira completa em 1997 e foi eleito ao Hall da Fama da Música Country em 2001. 

+++LEIA MAIS: Morre o lendário Phil Everly, do Everly Brothers, aos 74 anos 

Entre os sucessos dos 19 discos dos Everly Brothers, estão "Bye Bye Love" e "Wake Up Little Susie," baladas clássicas do rock que dominaram as paradas na década de 1950 – 15 canções entre as 10 mais tocadas dos Estados Unidos durante os anos de 1957 a 1962 eram de Don e Phil. A dupla utilizava harmonias do country e do bluegrass, mas traziam o som das vozes entrelaçados com o rock 'n' roll. O pioneirismo no gênero influenciou grandes bandas e nomes icônicos da música, como os Beach Boys, os Beatles, The Byrds, Paul Simon e Art Garfunkel. 

“Don viveu pelo que sentia em seu coração. Expressou seu apreço pela habilidade de viver seus sonhos… com sua alma gêmea e esposa, Adela, e compartilhando a música que o fez um Everly Brother,” dizia o comunicado oficial divulgado à imprensa, segundo informações da revista Veja. 

+++LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong e Norah Jones, que lançaram um disco em tributo ao Everly Brothers, lamentam a morte de Phil Everly


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!