Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

OK Computer: Radiohead descartou música do disco para evitar popularidade

"Lift" foi lançada após 20 anos da chegada de OK Computer, clássico instantâneo do Radiohead

Radiohead (Foto: Jim Dyson / Getty Images)
Radiohead (Foto: Jim Dyson / Getty Images)

O lançamento de OK Computer completa 26 anos neste sábado. O disco do Radiohead estreou de forma antecipada no Japão (21 de maio de 1997) e no Reino Unido (16 de junho de 1997), mas só chegou às lojas dos Estados Unidos e do resto do mundo no dia 1 de julho de 1997. 

Em 2017, para celebrar os 20 anos do aclamado disco, a banda lançou a reedição OKNOTOK, com três faixas inéditas. Além de "Man of War" e "I Promise," a nova versão do álbum contava com "Lift" - descartada do disco original por sua capacidade de levar o Radiohead a um nível ainda maior de popularidade no momento.

+++ LEIA MAIS: Fã recria 'OK Computer', do Radiohead, com sons de jogos do Nintendo 64

A justificativa foi dada pelo guitarrista Ed O’Brien em entrevista à BBC 6 Music (via Pitchfork). Os integrantes perceberam que a música poderia se tornar hit enquanto abriam os shows de Alanis Morissette antes do lançamento de OK Computer. "Lift" esteve presente no setlist e empolgou o público: "A audiência, de repente, se levantava. Era uma canção contagiante, como um hino gigante."

"Se 'Lift' estivesse naquele álbum, nós teríamos ido a um lugar diferente. Provavelmente venderíamos muito mais discos - se fizéssemos direito. Todo mundo dizia isso. Acho que, subconscientemente, matamos ela." afirmou.

O músico destacou ainda que a pressão no estúdio era "como ter uma arma apontada na cabeça. Se OK Computer fosse tão popular quanto Jagged Little Pill, isso teria nos matado."

+++ LEIA MAIS: Radiohead: como banda evitou arrogância ao compor disco Kid A? [FLASHBACK]