Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / "Insulto"

Presidente das Filipinas é criticado por usar helicóptero presidencial para ir a show do Coldplay

Ferdinand Marcos Jr. e a esposa receberam críticas por voarem com transporte oficial até arena em Manila para assistirem ao Coldplay na última sexta-feira (19)

Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr. e a esposa, Liza Marcos, são criticados por irem a show do Coldplay (à esq.) de helicóptero presidencial (Getty Images)
Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr. e a esposa, Liza Marcos, são criticados por irem a show do Coldplay (à esq.) de helicóptero presidencial (Getty Images)

Ferdinand Marcos Jr., o presidente das Filipinas, vem enfrentando críticas por usar o helicóptero presidencial do país para comparecer a um show do Coldplay. A apresentação aconteceu na última sexta-feira (19), na Philippine Arena, no norte da capital, Manila.

Segundo a segurança da presidência do país, o espaço foi lotado por um fluxo "sem precedente" de 40 mil pessoas, "resultando em complicações de tráfego imprevisíveis" ao longo da rota, representando um "potencial risco à segurança do presidente".

Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr. e a esposa, Liza Marcos (Getty Images)

A atitude Marcos Jr. acabou atraindo críticas. Ao The Guardian, o ativista Renato Reyes descreveu a situação como um "insulto grave" à população filipina.

"Nós lidamos com uma enorme e debilitante crise de transporte de massa que causa um trânsito terrível e trajetos que parecem um pesadelo a pessoas comuns."

Toda a situação acaba agravada pela divulgação recente do índice de Tráfego TomTom de 2023, que apontou o trânsito de Manila como o mais lento dentre as 387 cidades analisadas, em 55 países. Segundo a pesquisa, são necessários 25 minutos e 30 segundos para atravessar 10km na capital. (Considerando os dados da apuração, a distância entre o palácio presidencial e a Philippine Arena seria feita em 40 minutos de carro ou duas horas de transporte público, segundo a BBC.)

O tráfego do país chegou a ser mencionado por Chris Martin, vocalista do Coldplay, durante o show. Na apresentação, o britânico brincou com os presentes e agradeceu a perseverança por chegarem até ali:

"Nós já pegamos algum trânsito. Mas acho que vocês têm o número um do mundo. Obrigado por todo o esforço para atravessarem toda aquela bobagem e chegarem até aqui."

Alguns críticos chegaram a pontuar a incoerência do presidente e de sua esposa, Liza Araneta-Marcos, de comparecerem de helicóptero ao show do Coldplay - grupo que defende a redução da emissão de carbono, inclusive em suas turnês.