Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Rolling Stone EUA revisa lista de melhores cantores e inclui Rosalía, Adele, Ozzy e mais

Após primeira edição da lista em 2008, Rolling Stone EUA publicou nova versão; agora com 200 nomes

Dimitrius Vlahos Publicado em 02/01/2023, às 11h05 - Atualizado em 03/01/2023, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rosalía, Ozzy Osbourne (Foto: Getty Images)
Rosalía, Ozzy Osbourne (Foto: Getty Images)

A Rolling Stone EUA fez nova lista com os melhores cantores de todos os tempos. Primeira edição do ranking foi publicada em 2008 e contava com 100 nomes. Nova edição tem 200 artistas, além de revisão das primeiras 100 posições.

Entre os destaques, artistas que se popularizaram nos anos 2010 e início da década de 2020. Rosalía, Billie Eilish (a mais nova da lista), Lana del Rey, The Weeknd, Taylor Swift, Rihanna e Beyoncé são alguns desses nomes.

+++ LEIA MAIS: De Kendrick Lamar a Rosalía: Barack Obama divulga lista de músicas favoritas de 2022

Aretha Franklin, que ocupava a primeira posição em 2008, segue no topo. Top 3 na primeira edição era completado por Ray Charles e Elvis Presley. Em 2022, Whitney Houston e Sam Cooke sobem ao pódio. Novo top 10 ainda conta com Billie Holiday, Mariah Carey, Ray Charles, Stevie Wonder, Beyoncé, Otis Redding e Al Green.

Enquanto a primeira lista foi elaborada a partir de sistema de votação envolvendo músicos e outros nomes da indústria. A maior parte dos escolhidos era de rock clássico, além de cantores dos anos 1970 e 1980. Ranking atual foi feito pelos colaboradores da Rolling Stone EUA, buscando cobrir 100 anos de música pop como uma conversa ainda em andamento.

+++ LEIA MAIS: Kurt Cobain e Lana Del Rey são os únicos 'gênios da música,' diz Courtney Love

O foco na música pop justifica ausência de nomes da ópera, consagrados pela técnica vocal. A publicação ressalta que se trata de uma lista dos melhores cantores, e não das maiores vozes da história. A menção a Ozzy Osbourne, por exemplo, afirma: "Ozzy não tem o que a maioria das pessoa chamaria de uma boa voz. Mas ele, na verdade, tem uma ótima voz."

Além das muitas adições internacionais, artistas brasileiros marcaram presença. João Gilberto aparece na 81ª posição, Gal Costa na 90ª e Caetano Veloso é o 108º.

O resultado completo você confere aqui.