Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Spotify deveria ter aba para músicas feitas por IA, diz Grimes

Grimes ainda detonou leis de direitos autorais e elogiou uso de inteligência artificial

Redação Publicado em 11/06/2023, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grimes (Foto: Getty Images)
Grimes (Foto: Getty Images)

Grimes deu opinião polêmica sobre músicas feitas com uso de inteligência artificial. Para a cantora, o Spotify e outros serviços de streaming deveriam contar com uma seção apenas para faixas do tipo.

Perguntada sobre a necessidade do artista original consentir com a reprodução de sua voz com inteligência artificial no podcast UTOPIA Talks (via NME), Grimes afirmou: "Eu acho que é bom ter consentimento. Eu, particularmente, não me incomodaria, mas acho que pensar em respeitar as pessoas é bom. Se eles não querem isso... É o controle criativo. Então, você precisa estar aberto a isso.

+++ LEIA MAIS: Grimes opina sobre músicas com IA: 'Sinta-se livre para usar minha voz sem penalidade'

"Acho que há sistemas que podem tornar as coisas um pouco mais fáceis. Queremos uma petição para o Spotify... Você sabe, tem as suas faixas mais ouvidas, seus álbuns novos, lançamentos e participações. Se eles fizessem uma seção para IA, especificando que não são os próprios artistas lançando, ficaria menos confuso e o controle de qualidade seria mais fácil," continuou.

Sobre as leis de direito autoral, Grimes já havia deixado sua opinião clara em entrevista à Jaguar: "Direito autoral é uma merda. Não acho que a arte pertença a alguém." No podcast, ela completou: "Por que todo mundo não deveria ter direito de usar sua voz? Parece legal e empolgante, coisas lindas podem surgir disso."

+++LEIA MAIS: Grimes acusa jornalistas de 'stalking' por dados de Elon Musk