Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

The Man Who Fell To Earth: Filme protagonizado por David Bowie será adaptado para HQ's

The Man Who Fell To Earth é é um marco na carreira de David Bowie, que conquistou o 1º papel principal como o extraterrestre Thomas Jerome Newton

Redação Publicado em 21/10/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de The Man Who Fell To Eart (Foto: Reprodução) e Capa do HQ (Foto: Dev Pramanik/Titan Comics)
Pôster de The Man Who Fell To Eart (Foto: Reprodução) e Capa do HQ (Foto: Dev Pramanik/Titan Comics)

Mais de quatro décadas após o lançamento de The Man Who Fell To Earth (1976), protagonizado por David Bowie, a Titan Comics anunciou uma adaptação para HQ's da ficção científica de Nicolas Roeg. O filme é uma adaptação cinematográfica do livro de Walter Tevis, publicado em 1963.

The Man Who Fell To Earth é um marco nas carreiras cinematográficas de Roeg e Bowie, que conquistou o primeiro papel principal como o extraterrestre Thomas Jerome Newton. Em entrevista à NME, Dan Watters e Dev Pramanik, respectivamente escritor e quadrinista da história, revelaram como a história original foi reformulada para um novo meio e uma nova geração. 

+++ LEIA MAIS: David Bowie supera Beatles e é artista com mais vinis vendidos no século; veja números

Na conversa, Watters revelou ter aceitado o convite da Titan Comics de imediato, por admirar a história e os trabalhos de Nicolas Roeg. "Fiquei meio traumatizado por [thriller de 1973] Don't Look Now quando adolescente. Eu não sou uma grande pessoa de ficção científica, mas The Man Who Fell To Earth é especial.

Poderíamos simplesmente copiar o roteiro e dividi-lo em painéis, [mas] havia a oportunidade de enfatizar as coisas ou girar a 'câmera' para diferentes elementos da história que parecem ressoar ainda mais hoje.

+++LEIA MAIS: David Bowie ganha nova estátua de cera em museu londrino; veja de perto

Watters disse conhecer o trabalho de Dev antes do projeto para a Titan Comics e, por isso, o sugeriu como peça fundamental para o projeto. O escritor da HQ ainda deu detalhes sobre o processo para construir David Bowie em caricaturas. 

Havia alguns modelos em que tentamos coisas diferentes [para O visual de Bowie] mas, novamente, foi um caso de, não está quebrado, então não vamos consertar. É apenas Bowie.
Caricatura de David Bowie para a Titan Comics
Caricatura de David Bowie para adaptação da Titan Comics (Foto: Dev Pramanik/Titan Comics)

+++ LEIA MAIS: David Bowie receberá homenagem póstuma na Calçada da Fama de Londres

Dev Pramanik falou sobre a dificuldade de adaptar um filme de duas horas e 20 minutos em uma graphic novel de 96 páginas. Além disso, o ilustrador esclareceu como ele e Watters selecionaram minuciosamente quais eventos no filme seriam extremamente importantes - incluindo a passagem do tempo e as situações vistas no longa-metragem.

 Tenha em mente que é sobre um alienígena cujo planeta passou por uma enorme crise ecológica – é por isso que ele voou para a Terra. Isso parece mais relevante hoje do que na década de 1970
Trechos da graphic novel de "The Man Who Fell To Earth", da Titan Comics
Trechos da graphic novel de "The Man Who Fell To Earth", da Titan Comics (Foto: Dev Pramanik / Titan Comics)

+++LEIA MAIS: David Bowie: Espólio do artista lancará NFT's para arrecadar lucros à organização humanitária

“[Esta novela gráfica] é muito destinada a um público moderno – e queríamos torná-la acessível para pessoas que não estão familiarizadas com o filme”, ressalta Watters. “Por exemplo, todos no filme estão ficando extremamente empolgados com as câmeras autodesenvolvidas. A tecnologia alienígena que era inimaginável é o desenvolvimento desta câmera. Esse foi um grande ponto da trama na história e uma coisa interessante de se comunicar,” finaliza Pramanik.

The Man Who Fell to Earth: The Official Movie Adaptation(2022) será publicado pela Titan Comics e estará disponível a partir de 25 de outubro. Não há previsão para lançamento do HQ's no Brasil.