Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

David Bowie: Espólio do artista lancará NFT's para arrecadar lucros à organização humanitária

Os objetos raros do metaverso contarão com obras de nove artistas diferentes em homenagem à lenda da música

Redação Publicado em 06/09/2022, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie durante show em Frankfurt em 1978 (Foto: Kirmes / Corbis)
David Bowie durante show em Frankfurt em 1978 (Foto: Kirmes / Corbis)

O espólio de David Bowie anunciou nesta terça-feira, 6 de setembro, o lançamento de Bowie on the Blockchain, uma série de NFTs - token não fungíveis - que são reproduções 3D de vários objetos para serem usados no ambiente virtual. Os objetos raros do metaverso contarão com obras de nove artistas diferentes em homenagem à lenda da música.

O projeto foi liderado pelo David Bowie Estate, o e-commerce artístico de Andrew Keller, We Love the Arts, e o mercado NFT OpenSea, onde a venda será lançada na próxima terça-feira, 13 de setembro. Os lucros serão doados à organização humanitária CARE, para o qual a viúva de Bowie, Iman, atua como defensora global. 

+++ LEIA MAIS: Miley Cyrus registra marcas de NFTs e prepara entrada no metaverso

Quanto mais você pensa sobre o que realmente é o espaço da arte criptográfica, mais você percebe como [David] Bowie estava à frente de seu tempo com algumas das maneiras pelas quais ele se relacionava com seus fãs – seja BowieArt, BowieWorld, Bowie Bonds, BowieNet.

Em conversa com a Rolling Stone EUAKeller frisou a relevância do músico para o meio digital na indústria, reafirmando que o cantor foi um dos primeiros a perceber o quanto a internet mudaria o cenário musical.

+++ LEIA MAIS: Nando Reis lança carteira digital com coleção de NFTs e programa de recompensas

A respeito da curadoria de artistas para o projeto, Keller diz que ele e seu parceiro, o produtor de filmes Joaquin Acrich, se inspiraram no tipo de arte que Bowie foi atraído, bem como em seus esforços para apoiar novos e menos conhecidos artistas. A única outra regra que estabeleceram durante a busca, observa Keller, é que os artistas tinham que “ter algum tipo de conexão pessoal, o que, já que estamos falando de David Bowie, não é tão difícil”.

Nadya Tolokonnikova, do Pussy Riot, Fewocious, Jake, Defaced, Osinachi, Young and Slick, Lirona, Glam Beckett e Jonathan Wolfe foram os nove escolhidos para dar vida aos componentes visuais únicos de Bowie.

+++ LEIA MAIS: Elton John leiloa NFT raro de Rocket Man e cria comunidade de fãs no metaverso

Para tornar as peças ainda mais especiais, todos os artistas puderam incluir alguns “artefatos” retirados diretamente dos arquivos do artista, que variam desde pinturas feitas por Bowie até anotações manuscritas, esboços de figurinos ou de palco. Ainda não se sabe quais serão os produtos virtuais lançados pelo espólio.