Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

21 recordes alcançados pelo BTS

Grupo coreano se apresenta em São Paulo neste final de semana

Redação Publicado em 23/05/2019, às 18h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BTS (Foto:Tom Haines/PA Wire)
BTS (Foto:Tom Haines/PA Wire)

BTS é um dos principais grupos de K-Pop, ou pop coreano, fenômeno musical que dominou a internet nos últimos ano. O conjunto vem ao Brasil neste final de semana para duas apresentações no Allianz Parque, em São Paulo.

O  grupo lançou há pouco mais de um mês MAP OF THE SOUL: PERSONA, disco de inéditas, e fez parcerias com nomes importantes da música, como  Ed Sheeran e a cantora Halsey.

O BTS já quebrou barreiras e conseguiu diversas conquistas importantes no mundo da música. Nesta semana mesmo, quebrou o recorde de mais discos em 1° lugar nas paradas da Billboard em menos tempo: três discos em 11 meses. Alcançaram os Beatles, mas eles bateram o quarteto britânico por uma semana.

Separamos alguns números impressionantes sobre a carreira do BTS e 21 recordes que o grupo já quebrou. Veja:

1) Mais visualizações no YouTube em 24 horas:

O clipe de “Fake Love”, lançado em 18 de maio de 2018, obteve 35,9 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas. O vídeo tornou-se o trabalho de grupo coreano mais visto na estreia, e o 3º de todo o Youtube, ficando atrás apendas de “Look What You Made Me Do”, da Taylor Swift, e “Gentleman”, do PSY.

2) Maior número de engajamento no Twitter

De acordo com o Guinness World Records, o BTS foi a banda que mais teve engajamento (retweets e visualizações) no Twitter, em média. O número médio, calculado até abril de 2018, era 330 mil. Antes, o recorde era de Harry Styles, com 147 mil.

3) Primeiro artista coreano no topo da Billboard 200

O Billboard 200 é um dos principais rankings da revista. Love Yourself: Tear conquistou o primeiro lugar em 2018; foi o primeiro álbum de língua não inglesa a chegar ao topo em 12 anos.

4) Artista coreano com mais discos no Billboard World Albums

Até hoje, 8 discos do BTS chegaram ao topo do ranking: The Most Beautiful Moment in Life: Pt. 2, Wings, You Never Walk Alone, Love Yourself: Her Face Yourself, e Love Yourself: Tear, Love Yourself: Answer e Map Of The Soul: PERSONA.

5) Primeiro disco coreano a entrar no top 100 de vendas do Reino Unido.

Em 2016, Wings entrou na lista de discos mais vendidos no Reino Unido, na posição 62, façanha inédita para grupos coreanos. Love Yourself: Tear, de 2018, conseguiu o mesmo, mas na posição de número 8.

6) Estreia mais bem colocada de um artista coreano no Hot 100 da Billboard

“Fake Love”, single de 2018, surgiu no top 100 da Billboard já na posição 10.  O grupo bateu Psy, que conseguiu a posição 12 com “Gentleman”.

7) Conta coreana com mais seguidores do Twitter

A conta é compartilhada por todos os integrantes do grupo, e tem mais de 20 milhões de seguidores.

8) Melhor estreia de artista coreano no Spotify Global Top 200

“Fake Love” foi a música coreana com melhor estreia na lista de mais ouvidas do Spotify, lançando-se como número 17. O recorde anterior também era do BTS, na posição 50.

9) Primeiro Grupo coreano a receber ouro pela RIAA

A faixa “MIC Drop” teve mais de 500 mil vendas, o que rendeu o certificado de Ouro da RIAA para o BTS.

10) Mais Tweets com a mesma hashtag

Em 2018, a hashtag #iVoteBTSBBMAs (eu voto BTS no Billboard Music Awards) foi usada 45 milhões de vezes no Twitter, tornando-se a tag mais usada no período de 24 horas.

11) Primeiro artista coreano a levar dois troféus no BBMA

Tanta hashtag adiantou! O prêmio de Top Social Artist no BBMA foi dado ao BTS em 2017 e 2018.

12) Primeira música coreana apresentada no BBMA

“Fake Love” estreou nos palcos do Billboard Music Awards. Foi a primeira apresentação de uma música inedita de um grupo coreano na premiação.

13) Vídeo que levou menos tempo para bater 10 milhões de visualizações

O clipe de “Fake Love” levou menos de 5 horas para alcançar 10 milhões de views no YouTube. Antes do recorde era de Taylor Swift; “Look What You Made Me Do” alcançou a marca em 6 horas.

14) Primeiro grupo coreano a ir ao AMA

Em 2017, o BTS apresentou a faixa “DNA” no American Music Awards, e foi o primeiro show de um grupo coreano na premiação.

15) Vídeo de grupo coreano com mais views no YouTube

“DNA” foi o primeiro vídeo de um grupo coreano a ultrapassar 350 milhões de visualizações. Hoje, soma mais de 733 milhões de views.

16) Primeiro grupo coreano a chegar no topo do iTunes Top Songs

“MIC Drop” rendeu ao BTS o primeiro lugar nas vendas do iTunes nos EUA. Já Love Yourself: Her, disco de 2018, chegou ao primeiro lugar de vendas no iTunes em 73 países diferentes.

17) Disco mais vendido na Coreia

O BTS vendeu 1,6 milhões de cópias de Love Yourself: Her. Segundo o Gaon Chart, principal ranking da Coreia, foi o disco mais vendido no país e bateu um recorde de 16 anos.

18) Primeiro emoji de K-Pop

Em 2016, o BTS foi o primeiro grupo coreano a ganhar o próprio emoji no Twitter.

19) Artista mais mencionado no Twitter

Em 2017, meio bilhões de tweets mencionaram a conta oficial do BTS: mais do que Donald Trump e Justin Bieber juntos!

20) Maior pré-venda para álbum coreano

Love Yourself: Tear, de 2017, teve 1,4 milhões de cópias vendidas durante o período de pré-venda, o maior número para um disco coreano. Anteriormente, o recorde também era do BTS, por 500 mil pré-vendas para Wings.

21) Música com mais likes em 24 horas

“MIC Drop” teve mais de 2 milhões de likes no YouTube em suas primeiras 24 horas, desbancando os 1,9 milhões de Taylor Swift.

+++ VÍDEO: Rincon Sapiência aprendeu a "desenhar o próprio nome", quase foi jogador de futebol e se tornou Rei dos Feats do rap nacional