5 curiosidades sobre A Noviça Rebelde: de troca de diretores a peça de teatro [LISTA]

Estrelado por Julie Andrews e Christopher Plummer, longa faz 56 anos em 2021

Redação Publicado em 28/04/2021, às 11h08

None
A Noviça Rebelde (Foto: Rperodução/20th Century Studios)

A Noviça Rebelde, um dos maiores clássicos da história do cinema, foi grande sucesso de público e crítica no lançamento. Baseada no livro The Story of the Trapp Family Singers, a produção tem diversos detalhes e curiosidades interessantes.

O filme se passa no final dos anos 1930, momentos antes da Segunda Guerra Mundial, e acompanha Maria, noviça de um convento. No entanto, a protagonista não tem sucesso em se adaptar às regras religiosas e passa a trabalhar como governanta de um capitão viúvo e os sete filhos dele.

+++LEIA MAIS: Morre Christopher Plummer, ator de A Noviça Rebelde, aos 91 anos

O elenco de A Noviça Rebelde teve nomes como Julie Andrews (Maria), Christopher Plummer (Capitão von Trapp), Eleanor Parker (Elsa Schrader, a baronesa), Richard Haydn (Max Detweiler) e Charmian Carr (Liesl).

A produção estreou em 3 de maio de 1965 nos cinemas e faz 56 anos em 2021. Veja cinco curiosidades abaixo:

+++LEIA MAIS: Como a Segunda Guerra Mundial impactou o Oscar de 1942? [FLASHBACK]


Oscar

Na 38ª edição do Oscar, em 1966, A Noviça Rebelde foi um dos maiores destaques, com cinco vitórias: Melhor Filme, Melhor Montagem, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Mixagem deSom.

Foi indicado em outras cinco: Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Direção de Arte.

+++LEIA MAIS: Youn Yuh-jung, vencedora do Oscar, é questionada sobre cheiro de Brad Pitt: 'Não sou cachorro'


Superou grandes filmes

Quando estava em circulação nos cinemas, tornou-se o filme de maior bilheteria de todos os tempos, com US$ 286,2 milhões arrecadados no mundo. Superou ...E o Vento Levou (1939), responsável por somar US$ 189,5 milhões.


Vai e vem de diretores

Inicialmente, a primeira opção para dirigir o longa era Robert Wise. No entanto, o cineasta saiu do cargo porque trabalhava na pré-produção de O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966). William Wyler substituiu Wise.

+++LEIA MAIS: 5 papéis importantes na carreira de Jack Nicholson, um dos maiores atores do cinema [LISTA]

No entanto, por conta de ajustes de agendas, Wyler saiu da direção de A Noviça Rebelde e Robert Wise voltou.


Peça

Originalmente, a Paramount Pictures comprou os direitos para produzir adaptar The Story of the Trapp Family Singers como uma peça. No entanto, Vincent J. Donehue, diretor, propôs que o livro fosse transformado em um musical.

+++LEIA MAIS: Netflix quer lançar um filme por semana até agosto - veja títulos, datas de estreia e sinopses


Opção antes de Eleanor Parker

Grace Kelly era sondada para interpretar Elsa Schrader. Porém, a atriz tinha se aposentado dos cinemas após se casar com o príncipe Rainier de Mônaco. O papel foi parar nas mãos de Eleanor Parker.


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL