Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 produções 'sombrias' de heróis: de The Boys a Batman vs Superman [LISTA]

Após anos com filmes e séries leves de heróis, gênero passou a explorar produções 'sombrias' nos últimos anos

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 25/08/2021, às 13h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Boys (Foto: Reprodução/ Amazon Prime Video)
The Boys (Foto: Reprodução/ Amazon Prime Video)

Após anos com produções de super-heróis divertidas e repletas de piadas no auge, Hollywood parece ter encontrado um novo modo de explorar o gênero com obras sombrias e serias, e vem fazendo bastante sucesso nos últimos anos, principalmente com as séries The Boys e Invincible, ambas do streaming Amazon Prime Video.

No entanto, os filmes e series da DC eram conhecidos por adotarem um tom mais sombrio, com número de piadas bastante reduzido, como Batman vs Superman (2016), mas não chegaram a fazer o mesmo sucesso que os filmes da Marvel fazem atualmente. Além de The Boys e Invincible, a série Watchmen, da HBO, foi enorme sucesso e conquistou diversos Emmys - seria isso uma renovada nos ares do gênero?

+++LEIA MAIS: Ama The Boys? Conheça Invincible, nova animação de super-heróis do Amazon Prime Video

Veja, abaixo, cinco produções "sombrias" de heróis:


The Boys

Um dos maiores sucessos do Amazon Prime Video, The Boys é baseado nos quadrinhos homônimos de Garth Ennis. Assim como a fonte original, o seriado satiriza diversos elementos clichês e clássicos das habituais histórias de super-heróis, enquanto subverte e deturpa o gênero de maneira brilhante.

+++LEIA MAIS: Tudo que sabemos sobre The Boys 3: elenco, estreia e mais


Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Dirigido por Zack Snyder, Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) é um filme bastante divisivo entre o público, mas que conquistou uma fiel base de fãs. Na trama, o cineasta aplica a própria visão aos personagens clássicos, dando aos dois um tom mais realista e sombrio - e com distância das HQs.


Umbrella Academy

Seriado original Netflix, Umbrella Academy é baseado nos quadrinhos homônimos de Gerard Way. A produção acompanha uma família adotiva de seres superpoderosos, os quais possuem diversos problemas em relação aos poderes e a péssima criação do pai, Reginald Hargreeves (Colm Feore).

+++LEIA MAIS: Umbrella Academy: Elliot Page interpretará Vanya depois de transição de gênero?


Invincible

Criada por Robert Kirkman, também responsável pelos quadrinhos de The Walking Dead, Invincible usa elementos clássicos dos super-heróis para contar uma história inusitada e interessante, com bastante violência e situações um tanto quanto tenebrosas.


Watchmen

Estrelada por Regina King (Angela Abar), a série Watchmen foi criada por Damon Lindelof, responsável por The Leftovers e Lost, e se passa anos depois dos eventos originais das HQs de Alan Moore. O seriado faz uma releitura do clássico dos quadrinhos, inserindo temas importantes como racismo e manipulação da verdade na sociedade. 

+++LEIA MAIS: Watchmen faz história como primeira adaptação de HQ a ganhar uma categoria principal do Emmy


O Legado de Júpiter

Cancelada na primeira temporada, O Legado de Júpiter, baseada nas HQs de Mark Millar,
não foi bem recebida pela crítica, mas apresenta um tema interessante sobre gerações e a preservação do progresso dos antepassados.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!