Beatles: qual música fez Paul McCartney 'machucar' John Lennon por tê-la gravado sozinho?

John Lennon falou sobre a situação em uma entrevista em 1980

Redação Publicado em 28/12/2020, às 16h47 - Atualizado às 17h23

None
Paul McCartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)

John Lennon e Paul McCartney se tornaram a dupla de compositores mais famosa da música, assinando Lennon-McCartney nas canções dos Beatles. No entanto, uma música específica "machucou" Lennon porque o seu parceiro de composição a escreveu e a gravou sozinho. E em segredo. 

Segundo relembrou o site britânico Express, John Lennon disse em uma entrevista a David Sheff, em 1980, que a música Why Don't We Do It In The Road?, composta, tocada e cantada por Paul McCartney o deixou bastante chateado. 

"Esse é o Paul. Ele até a gravou sozinho em outra sala. Era assim que as coisas estavam naquela época", afirmou o músico na entrevista.

Why Don't We Do It In The Road? está no disco The Beatles, de 1968, conhecido como "O Álbum Branco" dos fab four. Embora a canção seja creditada a Lennon-McCartney, ela não conta com a participação de Lennon e George Harrison. Apenas com a de Ringo Starr tocando bateria e palmas. 

+++LEIA MAIS: Paul McCartney diz que nome de John Lennon vir antes nas composições é "injusto"

"Eu não posso falar por George [Harrison], mas eu sempre ficava magoado quando o Paul fazia as coisas sem nos envolver. Mas, era assim que era então", desabafou Lennon sobre a situação da banda que estava rumando para os últimos anos de existência. 

Lennon continuou dando detalhes sobre o "clima ruim" do grupo no estúdio, se referindo a McCartney: "Nós viemos e ele fez o álbum inteiro. Ele tocando bateria. Ele tocando piano e ele cantando. Mas, ele não podia....talvez ele não conseguisse romper com os Beatles". 

Mesmo tendo ficado irritado com o companheiro compondo e gravando sozinho, Lennon afirmou que, ao final, gostou de Why Don't We Do It In The Road?. "Eu curti a faixa", disse. 

O artigo também mostra a resposta de McCartney que, em entrevista posterior a de Lennon, se defendeu dizendo que ele e Ringo gravaram Why Don't We Do It In The Road? sozinhos para se manterem ocupados. 

"John e George estavam ocupados finalizando algo, e eu e Ringo estávamos livres, apenas andando por aí. Então, eu disse: 'Ringo, vamos lá fazer isso"', explicou Paul. 

+++LEIA MAIS: Paul McCartney revela suas músicas favoritas de John Lennon - da carreira solo e dos Beatles

Este ano marcou o aniversário de 40 anos do assassinato de John Lennon, em 8 de dezembro de 1980. Já Paul McCartney lançou recentemente McCartney III, seu 18º álbum solo de estúdio, gravado inteiramente durante o período de isolamento social causado pela pandemia do coronavírus. 


+++SHOWS QUE PERDEMOS EM 2020 | ROLLING STONE BRASIL