Beyoncé emplaca todas as músicas de Lemonade no top 100 dos EUA e bate recorde

Com novo disco conceitual, cantora se torna a primeira mulher a ter 12 ou mais faixas simultaneamente entre a centena de mais tocadas

Redação Publicado em 03/05/2016, às 18h24 - Atualizado às 18h44

Beyoncé durante show da Formation World Tour no Raymond James Stadium, em Tampa (Flórida, Estados Unidos), no dia 29 de abril

Ver Galeria
(2 imagens)

O novo disco de Beyoncé não fez sucesso apenas com a crítica. Tendo recebido cotação máxima (cinco estrelas) na Rolling Stone, o álbum Lemonade rendeu à cantora um recorde de popularidade: ela é a primeira mulher a ter 12 ou mais faixas no top 100 das paradas norte-americanas ao mesmo tempo.

Anteriormente, o recorde era de 11 canções e pertencia a Taylor Swift, que atingiu o feito com o disco Speak Now, em 2010. Na última semana, Beyoncé teve absolutamente todas as músicas de Lemonade ocupando alguma posição entre as 100 faixas mais ouvidas nos Estados Unidos.

O single, lançado antes do novo álbum dela, “Formation”, é a mais bem posicionada, em 10º lugar, com “Forward” (parceria dela com James Blake) sendo a mais mal colocada, na posição 63. Ela tem, contudo, quatro canções no top 20: “Sorry”, em 11º, “Hold Up”, em 13º, e “6 Inch”, no 18º lugar, além de “Formation”.

Além do sucesso das músicas separadamente, Beyoncé teve, com Lemonade, o disco mais ouvido dos Estados Unidos na última semana. Em sete dias, o álbum surpresa dela vendeu surpreendentes 576 mil cópias, sendo o sexto disco consecutivo dela a alcançar a primeira posição das paradas no país (ela conseguiu o feito com todos os trabalhos solo até hoje e estabeleceu outro recorde).

Lemonade ainda não foi lançado em formato físico: o disco chegará às lojas como CD/DVD no próximo dia 6 – quando também se especula que ele chegue aos demais serviços de streaming, como Deezer e Spotify. Atualmente, o sexto trabalho solo de Beyoncé está disponível para compra e streaming no Tidal e apenas para compra no iTunes.

Lemonade é mais um “álbum visual” da cantora, porque foi lançado acompanhado por um filme que ilustra todas as músicas. A parte visual, revelada como um especial de uma hora da HBO, no último dia 23 de abril, também sairá em formato físico junto ao álbum (o filme já está disponível, inclusive, no Tidal e no iTunes).

LEIA TAMBÉM

Beyoncé: tudo que você precisa saber sobre Lemonade

“Formation”, single de Beyoncé, foi alvo de críticas, protesto e ameaças de boicote

Beyoncé lançou Lemonade sem avisos, quase três anos depois de surpreender o público com o quinto disco solo dela, autointitulado, em 2013. O recém-lançado álbum foi precedido pelo clipe de “Formation”, que saiu no último mês de fevereiro, dando uma ideia de que a estrela pop poderia lançar algo maior em breve. Lemonade, entretanto, havia sido anunciado como um “especial” a ser exibido pela HBO (imaginava-se que poderia ser um documentário).

O novo disco de Beyoncé traz um vasto e estrelado time de colaboradores. Participam diretamente de músicas o ex-White Stripes Jack White, o cantor e produtor James Blake, o rapper Kendrick Lamar e o cantor pop The Weeknd. Yeah Yeah Yeahs, Animal Collective e Soulja Boy são creditados por terem músicas das quais Beyoncé se apropriou de alguns elementos, enquanto o Outkast e o Led Zeppelin tiveram trechos de canções sampleadas por ela.

A faixa “Hold Up” tem como compositores Father John Misty, Diplo (que também assina como produtor em outras canções), Ezra Koenig (do Vampire Weekend), Emile Haynie e MNEK. “6 Inch”, a música dela com The Weeknd, foi coescrita por Abel Tesfaye e The-Dream. Em “Freedom”, parceria com Kendrick Lamar, Just Blaze é creditado como coprodutor.

Veja capa e tracklist de Lemonade abaixo.

1 – “Pray You Catch Me”

2 – “Hold Up”

3 – “Don't Hurt Yourself [ft. Jack White]”

4 – “Sorry”

5 – “6 Inch [ft. The Weeknd]”

6 – “Daddy Lessons”

7 – “Love Drought”

8 – “Sandcastles”

9 – “Forward [ft. James Blake]”

10 – “Freedom [ft. Kendrick Lamar]”

11 – “All Night”

12 – “Formation”