Björk lança clipe de “Lionsong”, o primeiro do disco Vulnicura

Mais recente álbum da cantora islandesa foi divulgado em março deste ano

Redação Publicado em 12/03/2015, às 12h25 - Atualizado às 13h00

Cantora no clipe de "Lionsong"
Reprodução/vídeo

A cantora islandesa Björk publicou nesta quinta-feira, 12, o primeiro videoclipe do álbum Vulnicura, lançado em março deste ano. A faixa escolhida foi “Lionsong”. No vídeo, introduzido por uma imagem interna de um coração pulsando, Björk veste o mesmo traje que aparece na capa do disco e parece animar a ilustração.

Leia a entrevista concedida à Rolling Stone pela cantora em 2007.

“A personagem de Björk em 'Lionsong' tinha que ser suave como uma aranha esperando na teia e sedutora como uma dançarina balinesa moldada em bronze. Ela é vista como que por um microscópio, expondo o coração enquanto nos atrai para dentro da galáxia sangrenta da próprio ferida”, explicou a dupla Inez and Vinoodh, que dirigiu a obra.

Assista abaixo:

Antes dessa divulgação, a artista nórdica promoveu uma exposição do trabalho dela, em curso no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMa, por meio de um clipe curto com o som de “Black Lake”, também de Vulnicura.

Vídeo divulga exposição de Björk no MoMa, em Nova York.

Björk lançou o nono disco de estúdio da carreira de forma inesperada, pelo iTunes, em 20 de janeiro, uma semana depois de tê-lo anunciado. Ela foi obrigada a soltar o álbum bem antes do previsto quando ele vazou na internet. O material foi inspirado no fim do relacionamento de 13 anos com o também polivalente artista Matthew Barney.

Às prateleiras, Vulnicura, sucessor de Biophilia (2011), chegou em março. Ele não deve ser disponibilizado por streaming. O trabalho conta com a colaboração do venezuelano Alejandro Ghersi (Arca), que produziu seis músicas e co-escreveu outras duas faixas em parceria com a musicista islandesa. Arca contribuiu também com Yeezus de Kanye West, e com a cantora FKA twigs. O artista britânico The Haxan Cloak é outro que participou da produção e mixou o álbum.

Novo disco de Bjork não chega aos serviços de streaming: “É uma questão de respeito”.

Através do Facebook, a artista publicou um texto com o título "A história de fazer esse álbum", em que fala sobre o processo de produção de Vulnicura. “Primeiro eu estava preocupada que seria muito auto-indulgente, mas depois senti que poderia torná-lo ainda mais universal. Espero que as canções possam ser uma ajuda, uma muleta para os outros, provando o quão biológico esse processo é: a ferida e a cura da ferida."

Veja abaixo a tracklist do disco.

“Stonemilker”

“Lionsong”

"History of Touches"

"Black Lake"

"Family"

"Notget"

"Atom Dance"

"Mouth Mantra"

"Quicksand"