Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 50 anos, Bob Dylan lançava o 1º disco considerado pirata da história

The Great White Wonder não é o único bootleg da carreira do músico

Redação Publicado em 11/09/2019, às 19h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan no trailer de Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story (Foto:Reprodução)
Bob Dylan no trailer de Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story (Foto:Reprodução)

O primeiro disco considerado pirata da história é The Great White Wonder de Bob Dylan. No dia 11 de setembro de 1969, o álbum apareceu pela primeira vez nas lojas de discos dos Estados Unidos.

O músico tem vários bootlegs nos materiais da carreira, isto é, gravações de áudio ou vídeo informais. Atualmente, os bootlegs podem ser de transmissões audiovisuais para posteriormente serem disponibilizadas ao público.

+++ LEIA MAIS: Histórico show de Bob Dylan no Hyde Park é criticado e defendido por fãs: "Não é o Ed Sheeran"

The Basement Tapes é um dos casos de bootlegs mais famosos, lançado oficialmente pela CBS em 1975. Na época não havia legislação sobre o assunto, logo, a pirataria também era vendida em qualquer loja. 

O pirata de Bob Dylan foi gravado de 1961 a 1969 durante sessões informais. Great White Wondervoou das prateleiras, dando início à era dos bootlegs de rock. Nas quatro décadas seguintes, o trabalho do músico teve mais bootlegs do que o de qualquer outro artista.

+++LEIA MAIS: As 10 melhores músicas de Bob Dylan [LISTA]

Em 1991, o próprio Bob Dylan decidiu trapacear os discos piratas e lançou o set de três CDs The Bootleg Series, Vols. 1-3. Desde então, mais seis volumes foram lançados, mas claro, sempre com melhor qualidade sonora do que o material circulado anteriormente, no entanto, isso não fez nada para parar a enxurrada de lançamentos de pirataria no underground.