Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Batalha judicial

Cher ganha processo por royalties de músicas de Sonny Bono

A cantora enfrentava Mary Bono, viúva do artista, em uma batalha pelos direitos de músicas como 'I Got U Babe' e 'The Beat Goes On'

Cher (Foto: Sam Morris/Getty Images)
Cher (Foto: Sam Morris/Getty Images)

Cher recebeu uma decisão favorável nos tribunais em um processo pelos royalties de canções do ex-marido, SonnyBono. A cantora enfrentava Mary Bono, viúva do artista. Um juiz federal disse acreditar que Cher tem direito a receber royalties contínuos de composição de músicas como “I Got U Babe” e “The Beat Goes On,” conforme descrito em seu acordo de divórcio de 1978 com Bono.

Em sua decisão provisória proferida pelo tribunal, o juiz distrital John Kronstadt disse acreditar que o acordo de liquidação conjugal (MSA) concedeu a Cher uma parte específica dos rendimentos recebidos — em oposição a uma concessão de direitos autorais — então sua reivindicação é protegida pela lei contratual estadual e não está sujeito às regras de rescisão de um direito de autor.

+++LEIA MAIS: Cher processa viúva de Sonny Bono em US$ 1 milhão por royalties perdidos; entenda

“A linguagem simples da MSA concede o direito aos rendimentos das composições e interesses musicais, não aos direitos autorais subjacentes”, disse ele em seu tribunal federal no centro de Los Angeles. “Não acho que o aviso de rescisão possa afetar o aviso (da Cher) sobre os direitos contratuais sob a MSA.”

O juiz Kronstadt também disse que não foi persuadido pelos argumentos de Mary de que o processo de Cher deveria ser rejeitado porque ela nunca nomeou os outros herdeiros de Sonny — seus quatro filhos, incluindo o filho de Cher, Chaz Bono — como réus, embora o caso também afete seus pagamentos de royalties. “Acho que os interesses (de Mary Bono) estão suficientemente alinhados com os dos filhos de Sonny, para que ela possa representá-los adequadamente, e há evidências do conhecimento (deles) deste litígio, mas nenhuma objeção ou esforço para intervir”, disse o juiz.

+++LEIA MAIS: Cher tenta falar com Paul Giamatti há anos, mas ator não sabe o motivo