Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como um processo contra Led Zeppelin afetou Ed Sheeran?

Led Zeppelin e Ed Sheeran foram processados por plágio - e o resultado de uma batalha judicial passou a depender completamente da outra

Rolling Stone EUA Publicado em 05/07/2019, às 16h53 - Atualizado em 11/12/2021, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ed Sheeran e Led Zeppelin (Foto: AP)
Ed Sheeran e Led Zeppelin (Foto: AP)

Ed Sheeran e Led Zeppelin protagonizaram dois dos maiores processos por violação de copyright no mundo da música - e os casos aparentemente não tem ligação, porém, passaram a depender completamente um do outro.

Em 2019, um juiz de Manhattan cancelou o julgamento jurídico marcado no caso contra “Thinking Out Loud” de Ed Sheeran, dizendo que queria primeiro esperar a resolução do caso de “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin. 

+++ LEIA MAIS: Há 37 anos: Led Zeppelin enfrentava acusações de satanismo em Stairway To Heaven 

Durante seis anos, a banda de rock enfrentou um processo sob a acusação de ter plagiado o riff de abertura de "Taurus", do grupo Spirit, em "Stairway To Heaven." Iniciado em 2014, a batalha apenas se encerrou em 2020, quando a banda ganhou os direitos autorais da música.  

Mas antes desse caso ser concluído, Sheeran recebeu um processo em 2016 dos herdeiros de Ed Townsend, os quais alegaram que a música “Thinking Out Loud”, de 2014, pegou a maior parte de sua harmonia e ritmo de “Let’s Get It On”, música de Marvin Gaye lançada em 1973, co-escrita por Townsend. 

+++ LEIA MAIS: Como a era do streaming está salvando Led Zeppelin e outras bandas antigas do esquecimento? 

Apesar da batalha de Zeppelin ter um desfecho, Sheeran ainda não conseguiu encerrar a batalha dele na justiça. Em 2021, Sheeran até tentou entrar com um recurso e pediu para um dos três processos contra ele fosse retirado, porém, ele teve o pedido negado e o caso colocado em suspensão. (Via  Folha de S.Paulo)

Há inúmeras maneiras para o caso “Thinking Out Loud” terminar. Sheeran já fechou um acordo por outro de seus hits, “Photograph”, no valor de US$ 20 milhões em 2017. 

+++ LEIA MAIS: 5 músicas famosas processadas por plágio: de Beatles a Miley Cyrus [LISTA]