Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Baseado em personalidades reais

Conheça as pessoas que inspiraram personagens de Quase Famosos

O filme, inspirado na história de Cameron Crowe, também usou pessoas da vida real na construção dos personagens

Quase Famosos (Foto: Divulgação/DreamWorks)
Quase Famosos (Foto: Divulgação/DreamWorks)

A história de Cameron Crowe, roteirista, diretor e ex-jornalista adolescente da Rolling Stone EUA, inspirou um dos filmes de maior sucesso de 2000, Quase Famosos. O longa-metragem estrelado por Patrick Fugit, Billy Crudup e Kate Hudson não foi só inspirado pelas experiências de Crowe, mas buscou muitas referências na realidade para os personagens que integram a trama.

Além de William Miller — personagem de Fugit — que é inspirado no roteirista, outros jornalistas também foram representados na história: Lester Bangs — papel de Philip Seymour Hopffman — e Ben Fong-Torres, interpretado por Terry Chen. O segundo teve sua trajetória retratada no documentário Like a Rolling Stone: The Life & Times of Ben Fong-Torres (2021).

+++LEIA MAIS: Quase Famosos: todos os discos que aparecem no filme

A Stillewater, banda fictícia do filme, partiu de uma junção de diversos ícones reais da música, como Led Zeppelin, The Allman Brothers Band e The Eagles. Inicialmente o papel de Russell Hammond (Crudup), seria interpretado para Brad Pitt, que acabou desistindo de estrelar a história. Apesar disso, uma banda com o mesmo nome realmente existiu.

A inesquecível e encantadora Penny Lane, papel de Kate Hudson, também bebe na fonte da realidade. A personagem foi inspirada em três mulheres: Bebe Buell, Pamela Des Barres e, claro, Pennie Lane Trumbull. A primeira é uma cantora e ex-modelo que atuou na cena rock dos anos 70. Des Barres criticou o filme e Crowe por não creditar sua influência. Entre os problemas dela com a obra, ela acha que Penny Lane não adota seu estilo de vida groupie, optando por ser chamada de Band Aid. Trumbull até montou um grupo chamado The Flying Garter Girls, que inspirou os Band Aids. Ela foi entrevistado para o podcast Origins: Almost Famous Turns Twenty (2020).

+++LEIA MAIS: