Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Documentário Our Rhythm quer derrubar preconceitos retratando músicos de sete países

Em fase de captação de recursos, o longa-metragem terá direção do brasileiro Gabriel Colombo

Lucas Borges Publicado em 23/08/2015, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>Our Rhythm</i> - Reprodução
<i>Our Rhythm</i> - Reprodução

O paulistano Gabriel Colombo desembarcou na pequena Susanville, na Califórnia, há quatro anos, para jogar futebol e incrementar os estudos por meio de uma bolsa. Seu inglês era quase nulo, ele não conhecia a cidade e os norte-americanos lhe pareciam arrogantes e prepotentes.

Galeria: a música brasileira contada em documentários.

“’What’s up? (como vai?)’, meu treinador de futebol perguntou no aeroporto, logo na chegada e eu respondi com cara de interrogação: ‘Gabriel?’. Ele caiu na gargalhada. Essa foi minha primeira interação. Eu era o motivo de todas as piadas no time”, conta.

Adriana Calcanhotto celebra a complexidade de Lupicínio Rodrigues e se prepara para compor inéditas.

Um simples e pequeno objeto circular foi suficiente para superar o que parecia ser uma barreira cultural intransponível. “A mudança veio quando eu tirei o meu pandeiro da mala no ônibus, viajando para um dos nossos jogos. Lembro até hoje, os olhos deles brilhavam com a música.”

Novo documentário sobre Johnny Cash chega à TV norte-americana em setembro.

Colombo se integrou, fez amigos nos Estados Unidos, mudou-se para outro extremo do país, Pittsburgh, a fim de estudar cinema e percebeu que aquele “bicho-papão” não existia. Os “gringos” não eram tão diferentes assim. Sua experiência o motivou a entrar de cabeça em um projeto grandioso.

Arcade Fire mostra cenas de turnê mundial em novo trailer de The Reflektor Tapes.

“Eu percebi que a música é uma forma muito poderosa de se comunicar com uma cultura”, diz o diretor de Our Rhythm, documentário que pretende visitar sete países de características bastante singulares: Moçambique, Turquia, Rússia, Vietnã, Estados Unidos, Cuba e Brasil, para contar sete histórias de comunhão pelo som através de um artista de cada localidade.

Atualmente em fase de financiamento coletivo pela internet. – a produção do longa estima em US$ 20 mil o gasto com transporte, equipamento e hospedagem de uma equipe de quatro pessoas – o filme será baseado em entrevistas com os personagens, registros da realidade que os cerca e imagens de performances dos artistas. O objetivo é revelá-los como músicos e como membros da sociedade em quês estão inseridos.

“Em tempos de hostilidade, onde parece ser extremamente difícil encontrar um senso comum entre as pessoas, é impossível criar uma fundação sólida baseada no respeito se não existe esforço para entender a perspectiva do outro”, prega um comunicado assinado pela produção do filme. “Nosso objetivo é mostrar que a diversidade pode ajudar a criar laços fortes entre indivíduos sem prejudicar a individualidade de cada um. E para atingir isso, nada melhor do que a música”.

Dois artistas já foram escolhidas para serem retratados em Our Rhythm, o rapper norte-americano Shodekeh e o grupo feminino moçambicano Likute. Os demais personagens serão definidos durante as próximas semanas.

Assista a apresentação das moçambicanas do Likute:

Conheça o rapper Shodekeh: