Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Em 1985, Titãs foi ao programa do Gugu salvar fã de aranha gigante, conta Nando Reis

Ex- integrante do Titãs relembrou participação no programa do apresentador e falou sobre a importância de Gugu para a televisão brasileira

Redação Publicado em 24/11/2019, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gugu Liberato (Foto: Reprodução)
Gugu Liberato (Foto: Reprodução)

Gugu Liberato moreu na última sexta, 22. A notícia deixou muitos fãs e famosos abalados. Um dos artistas que resolver homenagear Gugu foi Nando Reis, ex-integrante dos Titãs. Em sua conta no Instagram, o músico falou sobre a participação da banda no programa do apresentador.

+++ LEIA MAIS: 7 memórias de infância que o brasileiro tem com o Gugu 

Nas décadas de 1980 e 1990, Gugu era apresentador do Viva a Noite, programa de auditório do SBT. Durante o quadro “Sonho Maluco”, Liberato convidou os Titãs para realizarem um desejo de uma fã: ser salva pela banda de uma aranha gigante no centro de São Paulo.

Nando Reis explicou a como foi o programa. Na íntegra (pois uma edição tiraria muita do encanto da história):

“Quando soube ontem que Gugu Liberato havia se acidentado gravemente, imediatamente voltei para o ano de 85. Havíamos lançado nosso segundo LP, Televisão, e no próprio título do disco declarávamos nosso paixão pela TV.

Desde sua gênese, os Titãs queriam ir para os ‘programas de auditório’. Nos anos 80, não havia melhor lugar para as bandas de rock divulgarem seu trabalho do que esses incríveis programas, onde se apresentavam calouros junto com músicos profissionais. Nossa estreia na telinha foi cantando ‘Sonífera Ilha’, no programa Raul Gil. Passamos por todos: Chacrinha, Bolinha, Silvio Santos, Raul Gil, Barros de Alencar, Hebe Camargo— mas foi no Viva a Noite apresentado por Gugu, especificamente no quadro Sonho Maluco, que vivemos o momento mais surreal e emblemático do que era estar na TV."

Num arranjo entre a gravadora e a produção uma telespectadora fã, ‘escreveu uma carta dizendo que seu sonho era ser salva pelos Titãs do ataque de uma aranha gigante que pendurada numa teia em pleno Viaduto do Chá, no centro de São Paulo’.

A esdrúxula missão foi executada heroicamente por nós 8, e narrada de forma dramática pelo jovem apresentador. Depois do êxito da empreitada, encerramos o programa fazendo a dança do pintinho com Gugu. Há trechos dessa pérola no documentário A Vida Até Parece Uma Festa."

+++LEIA MAIS: Rolling Stone Ouviu: Sublime, Nando Reis se entrega aos desamores à moda antiga de Roberto Carlos

Ainda no Instagram, Reis também falou sobre a importância de Gugu para a televisão brasileira: “Agora, ao receber a notícia de sua morte, uma tristeza perpassa meu coração. Vai junto com a vida de Gugu uma parte da minha história, da história da TV, da história do Brasil. Ficará para sempre em meu coração a lembrança das horas de espera nos camarins, da loucura dos playbacks e das chacretes/boletes/guguzetes; das fitas de VHS onde as imagens gravadas por minha mãe já não têm cor. São só chiados, riscos verticais e horizontais, que o bombril na antena tenta organizar, mas que se vão pelo tempo, o tempo, tempo, tempo."

+++LEIA MAIS: Com Sabadão Sertanejo, Gugu Liberato popularizou o gênero no Brasil [ANÁLISE]

Deixo aqui com essas palavras minha homenagem ao Gugu Liberato, minhas condolências à família, e meu muito obrigado por ter dado espaço para a nossa música.”